15/03/2018

Engenheiro Coelho tem redução de 75% no volume de chuva

Dados são referentes aos meses de janeiro e fevereiro

Da redação

Os meses de janeiro e fevereiro são conhecidos por terem uma quantidade elevada de chuvas. Segundo o site do Climatempo, na região sudeste, os meses de janeiro e fevereiro são normalmente responsáveis pelo maior número de chuvas em todo o ano.

De acordo com dados fornecidos pelo Centro Integrado de Informações agro meteorológicas (Ciiagro), durante os dois primeiros meses de 2017, Engenheiro Coelho acumulou 272mm de chuva. Já no mesmo período de 2018, a quantidade de água que caiu na cidade caiu 75%.

A Ciiagro mostra que em janeiro de 2017 foram registrados 184mm de chuva na cidade. Já em fevereiro do mesmo ano, o volume de água foi de 88mm. Somados, os meses acumularam 272mm. Dos 59 dias que compõem os dois meses, foram registradas chuvas 24.

Já nos dois primeiros meses de 2018 choveu mais dias do que o ano anterior, 34. No entanto, o volume caiu para 66mm. Em janeiro foi registrado 24mm e em fevereiro 10mm.

Medição no volume de chuva

A unidade usada para de medir o volume de chuva é milímetros (mm). Quando se diz que choveu 20 mm em um determinado dia, significa dizer que, se houvesse um recipiente com um metro quadrado captando água da chuva, iria se acumular 20mm de agua dentro do mesmo, ou, 20 litros por metro quadrado.

O instrumento que mede a chuva se chama pluviômetro e existem vários deles espalhados pelo país. Os pluviômetros ficam dentro de diversas estações meteorológicas oficiais e vão fornecer os dados do Brasil todo, como uma rede de informações. Esses dados é que vão permitir as comparações da quantidade de chuva por dia, por mês, por ano.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.