03/10/2024

Engenheiro Coelho terá 198 mesários trabalhando nas eleições

Votantes vão às urnas neste domingo; mesários foram selecionados entre eleitores locais

Urna eletrônica. (Foto: Nelson Júnior/TSE)

Da redação

O dia em que a população votará nos candidatos à prefeitura e à Câmara Municipal, em Engenheiro Coelho, deve contar com 198 mesários trabalhando durante a eleição.

Entre os locais de votação, estão a EE Antonio Alves Cavalheiro, EMEF Eliza Franco de Oliveira, EMEI Odecio Forner, EMEIEF José Forner e o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).

Os mesários são eleitores, preferencialmente do mesmo local de votação, com prioridade para os voluntários, selecionados pela Justiça Eleitoral para trabalhar durante as horas de votação. O cidadão selecionado precisa ser maior de 18 anos e estar com a situação eleitoral regularizada.

O eleitor que quiser se voluntariar para atuar como mesário pode fazê-lo, geralmente, cerca de dois meses antes do dia das eleições. Neste momento, a três dias das eleições, não há mais tempo para quem quiser se voluntariar.

↳ Estas são as responsabilidades dos mesários no dia da votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral:

  • Ligar a urna eletrônica e emitir a zerézima (comprovante da ausência de votos na urna);
  • Conferir todo o material de votação e afixar cartazes informativos na seção;
  • Verificar, na tela do terminal do eleitor, se os dados estão corretos e instalar a cabine de votação ao redor do terminal para preservar o sigilo do voto;
  • Identificar o nome do eleitor e autorizá-lo a votar;
  • Conferir o correto preenchimento do formulário de justificativa;
  • Encerrar a votação e retirar a mídia de gravação de resultados da urna.

O trabalho de mesário não é remunerado, contando apenas com R$ 60,00 para auxílio com alimentação. Eles também não podem fazer propaganda de candidatos por meio de camisetas e adesivos.

O mesário tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições, sem especificação de quando o benefício poderá ser utilizado. No entanto, essa folga só poderá ser usufruída enquanto o mesário mantiver o vínculo empregatício que possuía ao trabalhar nas eleições. Ou seja, ele não poderá utilizar as folgas caso inicie um novo contrato de trabalho.”

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.