08/10/2024

Engenheiro Coelho teve 296 votos em branco e 429 nulos no pleito à prefeitura

725 eleitores não entraram na contabilização dos votos válidos para prefeito

urna eletrônica. Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE

Da redação

Após a apuração total das urnas de Engenheiro Coelho, que constatou a vitória de Pedro Franco (MDB) com 42,79% dos votos, seguido de José Lopes (PODE), com 39,33%, o TSE também divulgou dados sobre o número de abstenções de votos.

Os eleitores puderam escolher, além de Pedro Franco e José Lopes, entre Valdir da Estufa (PP), Rodrigo Regiani (UNIÃO) e Zeedivaldo Miranda (PSD), prefeito e candidato à reeleição.

Dr. Zeedivaldo ficou com 7,87% dos votos, em terceiro lugar. Regiani, em quarto, obteve 7,81%. Valdir da Estufa ficou em última colocação, com 2,20%.

Engenheiro Coelho teve, no total, 11.855 votos para decidir prefeitos, dos quais 11.130 foram contabilizados como válidos.

Do total, 429 anularam o voto à prefeitura, e 296 votaram em branco. Os números expressam, respectivamente, 3,62% e 2,50% do total de votos. No total, foram 725 votos não contabilizados na decisão dos prefeitos.

Votos em branco

No voto em branco, o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Antes do aparecimento da urna eletrônica, para votar em branco bastava não assinalar a cédula de votação, deixando-a em branco. Atualmente, para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, depois, “confirma”.

Voto nulo

No voto nulo, o eleitor opta pela invalidação do próprio voto. Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.

Antes, o voto em branco era contabilizado e direcionado ao candidato vencedor. Era, portanto, uma demonstração de conformismo do eleitor, enquanto o voto nulo (considerado inválido pela Justiça Eleitoral) era tido como um voto de protesto contra os candidatos.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.