25/07/2018

Engenheiro Coelho completa 65 dias sem chuva

Última vez que choveu foi no dia 20 de maio

Da redação

Engenheiro Coelho está completando, nesta quarta-feira (25), 65 dias sem chuva. O longo período de estiagem tem deixado a umidade do ar com níveis baixos, o que pode prejudicar a saúde da população. A última vez que choveu na cidade foi no dia 20 de maio.

Se a previsão do tempo estiver correta, e estiagem pode acabar no próximo dia 30 de julho. Segundo o site Climatempo, deve chover 9mm nesta data e 15mm no dia 31. Na última semana, entre os dias 15 e 21 de julho, a umidade relativa do ar registrou média dos 35%, chegando a marcar 22% no período.

Segundo o Centro de Pesquisa Meteorológicas e Climáticas Aplicadas A Agricultura (Cepagri), órgão vinculado a Unicamp, a umidade do ar entre 21% e 30% é considerado ‘Estado de Atenção’. Entre 12% e 20% se considera ‘Estado de Alerta’. Menos de 12% é chamado de ‘Estado de Emergência’.

Em junho, o Portal Coelhense publicou uma matéria falando sobre o recorde negativo no registro de chuva na cidade. Os dados eram referentes a maio, último mês em houve precipitação. Segundo o Centro Integrado de Informações Agro Meteorológicas (Ciiagro), o período somou apenas 0,8 mm de chuva, sendo que a média registrada no mesmo período entre 2013 e 2017 é de 19,7 mm.

Em fevereiro deste ano, o Portal Coelhense já havia feito uma matéria que falava sobre os 75% na redução do volume de chuva em Engenheiro Coelho. A reportagem fez uma comparação entre o volume de chuva em janeiro e fevereiro de 2017 em relação ao mesmo período de 2018. Enquanto no primeiro período choveu 184 mm, o segundo contou com 88 mm de água.

Em outra reportagem, o Portal falou sobre o fato de não ter havido nenhuma gota de chuva registrado no mês de março em solo coelhense. A tendência de um baixo volume de chuva se repetiu em maio, com menos de 1 mm de precipitação. Para se ter uma ideia da diferença, em maio de 2016 foram registrados 122 mm de chuva. No mesmo período de 2017, o volume foi de 44 mm.

Medição no volume de chuva

A unidade usada para de medir o volume de chuva é milímetros (mm). Quando se diz que choveu 20 mm em um determinado dia, significa dizer que, se houvesse um recipiente com um metro quadrado captando água da chuva, iria se acumular 20mm de água dentro do mesmo, ou, 20 litros por metro quadrado.

O instrumento que mede a chuva se chama pluviômetro e existem vários deles espalhados pelo país. Os pluviômetros ficam dentro de diversas estações meteorológicas oficiais e vão fornecer os dados do Brasil todo, como uma rede de informações. Esses dados é que vão permitir as comparações da quantidade de chuva por dia, por mês, por ano.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.