25/06/2017

Especialista fala sobre nicho agrícola de Engenheiro Coelho

Dr. Marcelo Poletti tem pós doutorado, e é diretor e fundador da Promip, instalada desde 2012 no município

Da redação

Engenheiro Coelho é um dos municípios brasileiros que baseia a economia local na Agricultura. Destacando-se em produção de laranja, cana-de-açúcar, mandioca e hortaliças, a cidade – que está localizada em um ponto estratégico no mapa do Estado – também abriga empresas que encontram nela o local ideal para se instalarem.

Nessa realidade, o engenheiro agrônomo Dr. Marcelo Poletti, decidiu trazer para o município a Promip – Manejo Integrado de Pragas. Fundada em 2006 por Poletti e seu parceiro de negócios (Dr. Roberto Konno), a empresa é dividida atualmente em três unidades. Além do ponto instalado em Engenheiro Coelho, a Promip está presente ainda em Limeira (SP) e Conchal (SP).

Trabalhando atualmente como diretor geral (CEO) da empresa, Poletti é dono de um currículo repleto, com background em Entomologia pela Universidade de São Paulo (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP) e pós-doutorado.

Além das inovações propostas pela Promip, a empresa é a única do município que participa, há oito anos consecutivos, da Exposição de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – a Hortitec. Através de sua experiência, o pós-doutor explica, em entrevista exclusiva ao Portal Coelhense, sobre os avanços, as novidades e a importância da ramificação no setor agrícola.

IMG_2488-1498163228

Qual é a principal motivação de realizar um trabalho como o oferecido pela Promip para setor agrícola? Atualmente, a principal estratégia utilizada pelo produtor rural para o controle de insetos, ácaros e outras pragas agrícolas é o uso de defensivos químicos. Em 2016, o faturamento deste setor chegou perto de 10 bilhões de dólares em vendas, colocando o Brasil como um dos principais mercados consumidores de produtos químicos do planeta. É importante ressaltar que, nas últimas décadas, se não fosse o uso dessa ferramenta (químicos) dificilmente a expansão agrícola teria alcançado a dimensão atual, que coloca o nosso país em destaque como o celeiro do mundo, com mais do que 50 milhões de hectares agricultáveis.

Quais são os malefícios encontrados em resultado do excesso de uso de agrotóxicos? Em muitas ocasiões, o emprego dos químicos tem sido realizado de maneira intensiva e exagerada, o que inevitavelmente tem acarretado problemas, tais como a presença de resíduos tóxicos nos alimentos comercializados para serem consumidos in natura, resistência das pragas aos principais ingredientes ativos registrados no mercado, dentre outros problemas.

Existe alguma maneira de reverter essa situação? De que maneira o manejo integrado de pragas pode ajudar? A comunidade científica instituiu, há algumas décadas, o conceito do Manejo Integrado de Pragas (MIP), com principal objetivo de trazer benefícios diretos para o agricultor através de um sistema mais sustentável, menos agressivo ao meio ambiente, que não afetasse a sua saúde de seus colaboradores e do consumidor final (todos nós). A premissa básica para o sucesso do MIP, em qualquer cultura, é o acompanhamento periódico da presença e infestação de cada praga, que devem ser realizados em amostragens regulares. Assim que atingir o nível de controle o agricultor deve realizar o manejo utilizando diferentes táticas de controle, de maneira conjunta e/ou integrada, e não somente através do controle químico, como geralmente é feito na prática.


“O Brasil é um dos principais mercados consumidores de produtos químicos do planeta”


IMG_2487-1498163232

Dentro desta realidade, quais são os principais meios pelos quais vocês colocam em prática essas soluções dentro da Promip? O controle biológico aplicado, através do uso de agentes biológicos, tais como predadores e microvespas, tem se destacado nos últimos anos. Em números, o mercado biológico tem crescido anualmente no Brasil e no mundo, cerca de 15%. A Promip é empresa pioneira na produção e comercialização de produtos biológicos contendo ácaros e insetos predadores e microvespas no Brasil. Atualmente, suas soluções biológicas têm sido empregadas por diversos agricultores em várias regiões produtoras de hortaliças, flores, frutas, cana-de-açúcar e cereais, visando o controle de ácaros, tripes, lagartas, dentre outras. Em pequenas culturas as aplicações dos produtos biológicos Promip são realizadas através do uso de frascos, que são distribuídos pela empresa para o agricultor que faz a soltura dos organismos manualmente em seu cultivo.

Quais são as vantagens do controle biológico de pragas? Algumas vantagens do controle biológico, quando comparado com outras estratégicas de manejo, estão relacionadas acima de tudo com o baixo impacto ambiental, ausência de período de carência, ou seja, o agricultor pode colher seus frutos e enviar para a gôndola dos supermercados, sem preocupação, mesmo algumas horas após a aplicação destes produtos, pois estes não deixam resíduo. Além disso, os agentes biológicos podem ser utilizados para o manejo da resistência de pragas a inseticidas. Já para o uso dos agentes biológicos Promip em grandes áreas de produção de cana-de-açúcar e cereais, a empresa tem utilizado drones (veículos aéreos não tripulados), com uma capacidade de aplicação de 60 hectares por hora. Essa é uma das mais recentes inovações que a empresa têm trazido para o mercado, integrando a agricultura de precisão ao controle biológico, sempre com foco nas necessidades de cada cultivo. Além do controle biológico, a empresa também desenvolve pesquisas visando o desenvolvimento de novos tecnologias para o manejo integrado de pragas para empresas parceiras, sendo esse um importante setor dentro da companhia.

Quais são as principais realizações da Promip em seus 11 anos de existência? Há algum tempo, quando produtores rurais e técnicos ligados ao agronegócio reuniam-se para trocar informações e experiências a respeito do manejo de pragas nas principais regiões agrícolas brasileiras, a única estratégia pautada era o controle químico. Quase nenhuma importância era dada ao controle biológico aplicado, e pouco era comentado sobre o uso prático de agentes benéficos na agricultura. Para muitos influenciadores, esse assunto estava restrito às referências teóricas, geralmente debatidas em ambientes acadêmicos durante sessões em simpósios e congressos científicos. Hoje, o cenário mudou e a indústria tem se mobilizado para alavancar a distribuição de insumos biológicos em diversos países. A Promip teve um papel muito importante para a mudança deste cenário, contribuindo diretamente com os avanços neste setor. Atualmente, a empresa é reconhecida nacionalmente e em diversos países devido ao sucesso de nossos trabalhos voltados ao manejo integrado e controle biológico em várias culturas.


“Atualmente, a Promip é reconhecida nacionalmente e em diversos países”


IMG_2486-1498163301

Engenheiro Coelho é um município de posicionamento estratégico, tanto pela quantidade de produtores agrícolas instalados nas redondezas, quanto pela localização geográfica. Quais foram os principais motivos pelos quais vocês decidiram remanejar a empresa para o município? De fato, transferimos nossa biofábrica para o município, e essa diretriz foi tomada estrategicamente para nos posicionarmos próximos aos primeiros clientes estabelecidos nos municípios de Holambra (SP) e Andradas (MG), produtores de flores e hortaliças. O mercado de flores de corte, como o de rosa, foi o pioneiro no Brasil na adoção de nossas soluções biológicas. Iniciamos a distribuição de nossos predadores na região e em pouco tempo muitos clientes também iniciaram a aplicação dos biológicos em outras regiões produtoras de rosas como a Serra de Ibiapaba no Ceará, importante polo de produção de flores no Brasil. Atualmente, além de nossa unidade em Engenheiro Coelho, a empresa também mantém outras duas unidades, uma em Limeira (SP) e outra em Conchal (SP).

Vocês participaram da Hortitec pela 8ª vez consecutiva, contado com este ano. Quais são os principais motivos pelos quais vocês decidiram, ao longo desses oito anos, participar do evento? Em que aspectos a participação na Hortitec enriquece o trabalho desenvolvido por vocês no país? A Hortitec é a feira mais importante do setor de insumos e soluções ligadas à produção de hortaliças, flores e frutas no Brasil. É também uma das feiras mais importantes do setor na América Latina. Participamos como expositores desde 2009 pois essa é uma excelente oportunidade para expor nossas inovações e novidades para o setor. Além disso, também é uma importante oportunidade para interagirmos diretamente com produtores de diversas regiões agrícolas, aumentando e melhorando nossa rede de relacionamento com os clientes. Esse ambiente nos possibilidade entender cada vez mais as necessidades do agricultor, o que sempre nos inspira em busca de soluções sustentáveis e que atendam suas expectativas.

………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.