18/07/2020

Estudante de Engenheiro Coelho realiza limpeza em bairro da cidade

Igor Barros Kettle começou atividade por requisito escolar, mas relata que agora sua motivação é ter um bairro mais limpo

Isabella Anunciação

Um dos grandes problemas ambientais enfrentados na atualidade é a produção de lixo e a forma como ele é descartado. Um local sujo pode atrair doenças, como a dengue, animais peçonhentos e até mesmo incêndio, se o fogo for a opção de alguém para acabar com certo resíduo. Foi pensando nessas consequências que o estudante Igor Barros Kettle escolheu separar parte do seu tempo para limpar as principais ruas do bairro Cidade Universitária.

Igor é estudante no Colégio Unasp Engenheiro Coelho e participa do programa de certificação no Ensino Médio americano produzido pela instituição. Uma das atividades proposta neste semestre era de o aluno fazer 20 horas de serviço comunitário. “Eu vejo a questão do lixo muito séria. Por isso, quando o Igor me perguntou o que poderia fazer, eu disse sem pensar. O lixo”, afirma a mãe, Maria Lucia Barros Kettle.

Vassoura, pá de lixo, carrinho de mão, rastelo, enxada, saco plástico e boa vontade são ferramentas necessários para a dupla fazer a limpeza. De acordo com Igor, a primeira ação foi feita no dia 27 de junho e mais outros dois dias também já foram separados à atividade.  “Até agora limpamos uma parte de nossa rua e já estamos terminando a área comercial do bairro. Nosso plano é limpar a entrada do bairro e toda sua área comercial”, informa.

Segundo Maria Lucia, mãe e filho trabalharam durante 7 horas sem parar no primeiro dia de ação e isso “só em certo trecho da rua 2”, afirma. “De início, pensamos em limpar os lixos residenciais, mas depois vimos muita terra e areia que bloqueava alguns bueiros”, reitera.

Realizando este exercício, a motivação de Igor foi além de uma atividade extracurricular. “No início era por necessidade das horas comunitárias e agora por uma motivação de ter um bairro mais limpo”, afirma. Para ele, colaborar com a limpeza do bairro exige dedicação e compromisso.

Nestes últimos três dias exercendo a ação, Igor já conseguiu sentir uma mudança em sua forma de enxergar as ruas em seu bairro. “Tenho dado mais atenção para as lixeiras que vivem desarrumadas. Infelizmente sinto que algumas pessoas não sentiram a mudança no bairro e não tem colaborado para a manutenção das ruas”, sente.

O tempo dedicado na limpeza do bairro foi o pontapé para a criação de outros projetos. Mãe e filho viram que podem fazer mais pela sua comunidade. “Pretendemos abrir uma escola de inglês comunitária no bairro. De início, será via ZOOM e ainda estamos preparando o material e parcerias para apoiar o projeto”, expressa Igor. De acordo com Lucia, o projeto tem o nome de Patrolheiro Solidário, “ também englobando a limpeza do bairro e outras ações que virão”.

De acordo com o programa do Colégio Unasp e o teste da Cambridge, o estudante possui nível avançado na língua inglesa. “Faço o programa da GRIGGS de High School, um programa totalmente em inglês que fornece o diploma americano na conclusão e tenho aula de inglês desde os 8 anos de idade”, comunica.

Igor escolheu usar suas competências para ensinar quem não tem condições de adquirir o ensino da língua. “Minha expectativa é dar a oportunidade de um ensino de inglês de qualidade para aqueles que não podem pagar um curso de qualidade de inglês”, afirma.

Conforme Lucia, a família terá apoio pedagógico para o preparo das aulas e que o filho está se organizando para começar o programa em setembro. Os interessados em participar e apoiar o projeto, podem entrar em contato pelo número 19 99609-7428.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.