06/09/2017

Estudantes da rede pública de Engenheiro Coelho participam de atividades cívicas

Escolas municipais relembraram em sala de aula importância da comemoração do 7 de setembro

Nathália Lima

A semana da Pátria começou e, junto dela, várias comemorações relembrando a Proclamação de Independência da República. Muitas cidades do país saem às ruas em desfiles, participam de atos cívicos e realizam atividades municipais específicas no dia 7 de setembro. Em Engenheiro Coelho, no entanto, neste ano a realidade foi um pouco diferente.

Passando por problemas financeiros, o município optou por não realizar o desfile cívico. No entanto, dentro de sala de aula, desde o início da semana, alunos da rede pública têm participado de atividades que relembram e ensinam o significado deste feriado nacional.

A coordenadora Juliana Barbosa, responsável pelas turmas de 4º e 5º anos da escola Eliza Franco, explica que desenvolveu algumas atividades lúdicas sobre esse assunto com os alunos. De acordo com a educadora, é importante que as crianças tenham conhecimento para compreender de melhor maneira seus deveres e direitos quanto ao país onde vivem.

“Nós realizamos algumas atividades com as crianças para desenvolver nelas a compreensão de que cada um pode sim fazer a diferença na melhora da pátria”, explica a coordenadora. Para Juliana, “cada um procura sua resposta para um país melhor, ainda mais no cenário político e econômico em que o Brasil se encontra”.

Durante a semana, além das atividades em sala de aula, os alunos da rede municipal participaram de um ato nas escolas, cantando o Hino Nacional com todos os outros estudantes em homenagem à Pátria.

O estudante Rubens Eduardo de Souza Soares, do 4º ano, comenta que aprendeu bastante sobre o “7 de setembro” durante a semana da Pátria. “Nós tivemos atividades com histórias em quadrinhos, confecção da bandeira nacional, e muitas outras atividades legais”, explicou o menino de apenas 8 anos de idade.

Para a professora Giane Gomes Barbosa de Oliveira, que trabalha com educação há mais de 25 anos e dá aulas para uma das turmas de 4º ano da Escola Eliza, a aplicação dessas atividades tem surtido bons resultados. “Nessa semana, eu pude perceber que os alunos realmente compreenderam a respeito da história e da importância da Proclamação da República”, explica Giane. “Um dos principais resultados que notei foi a comparação que eles, ao aprenderem sobre a história, aplicaram na presente situação do Brasil”, finaliza a educadora.

Independência ou morte!

No dia 7 de setembro é comemorada a Independência do Brasil que aconteceu há 195 anos. Este é um dos fatos históricos mais importantes no país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Antes dessa, muitas tentativas ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Um dos nomes mais conhecidos e que pagou com a própria vida por esse ideal foi Tiradentes. Ele foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade do Brasil durante o processo da Inconfidência Mineira.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.