23/10/2017

Estudantes de Engenheiro Coelho desenvolvem projeto em escola municipal

Alunos do curso de Música do Unasp-EC participam de iniciativa federal que leva música às escolas;

Nathália Lima

Crianças de Engenheiro Coelho tem sido alcançadas por um projeto um tanto quanto interessante e divertido. Eles participam, semanalmente, de atividades musicais ministradas por estudantes do curso de Música do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-EC).

Os estudantes participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas. De acordo com informações do Ministério da Educação, “o objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública”. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A proposta dos alunos de música em Engenheiro Coelho, apresentada no início deste ano à instituição pública propõe, através de musicalização infantil, relembrar a história do município. “O Unasp está envolvido com esse programa há cinco anos, e desenvolve com os estudantes, projetos completos em parceria com as escolas”, explica a professora do curso Aillen Lima, responsável pelos alunos de música e pelo projeto desenvolvido por eles. “No caso da escola Sebastião Olivério, a música é utilizada para relembrar a história do município e ainda impõem nas crianças mudanças de disciplina”, assevera.

Para o trabalho desenvolvido, os estudantes fizeram uma pesquisa de campo com componentes do Clube da Terceira Idade do município, buscando conhecer a realidade do município coelhense antes da emancipação. Helcio Maroni, que participa do projeto juntamente com os alunos Ana Beatriz Moraes e Bruno Preciliano, explica que o trabalho foi pensado especialmente para envolver os alunos com a história do município. “Através dessa pesquisa, nós desenvolvemos um repertório musical, teatral e poético voltado para as crianças, com as histórias que conseguimos com o pessoal da terceira idade”, explica o estudante.

De acordo com a diretora do CEI Sebastião Olivério, Cilene Ap. Hornhardt dos Santos, o trabalho apresentado na unidade escolar é bastante relevante. “Os alunos gostam bastante. Eles participam, e se tem algum dia em que o pessoal não pode vir, eles perguntam”, afirma a diretora. “Eu também percebi que o comportamento dos alunos melhorou bastante depois que o pessoal do Unasp veio desempenhar esse trabalho aqui, porque criança precisa de atividades lúdicas”, finaliza Cilene.

Os ensaios acontecem duas vezes por semana e agitam as salas de aula. A apresentação do repertório ensaiado deve acontecer no próximo dia 8 de novembro, na escola Eliza Franco, e é aberto para todos os públicos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.