21/08/2020

Família questiona registro de óbito por Covid-19 em Engenheiro Coelho

Vigilância Epidemiológica afirma que, mesmo não estando na certidão, o óbito consta no sistema do Ministério da Saúde como positivo para Covid-19

Da redação

A Prefeitura de Engenheiro Coelho confirmou, na tarde desta sexta-feira (21), mais uma morte por coronavírus na cidade. Entretanto, a família da falecida nega que a morte tenha sido ocasionada por Covid-19 e afirma que a Certidão de Óbito pontua três causas decorrentes, sendo insuficiência respiratória aguda, metástase pulmonar e neoplasia primaria de ovário.

De acordo com a nora, Virlênia Katarine Santana Vieira, Suely Ana Vieira ficou internada na Santa Casa de Limeira desde o dia 29 de julho e faleceu às 00h30 dessa quarta-feira (19). A munícipe foi diagnosticada com coronavírus e ficou em isolamento social, mas em nenhum momento ficou intubada. “Apesar de ficar curada da doença, ficou internada para fazer uma radiologia paliativa, entretanto, não deu tempo de realizar o tratamento e veio a falecer de insuficiência respiratória aguda”, informa.

Virlênia pontua outros motivos que esclarecem que a morte não foi por coronavírus. “A minha sogra morreu enquanto eu dava a mão para ela. Se fosse Covid-19, eu não estaria com minha sogra no hospital, […] também não teriam deixado o velório aberto. Na Bom Pastor também falou que a morte não era por Covid-19, por que o papel veio do hospital. O problema dela era o tumor que veio a decorrer a morte”, expõe.

Para a família, essa situação é desagradável. “Lamentável a família sofrendo pelo luto, momento difícil e de dor e uma informação incorreta sendo divulgada”, declara.

O Portal Coelhense entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica e questionou sobre a atualização do número de óbitos no boletim do dia 21 de agosto.

A explicação está relacionada aos protocolos do Ministério da Saúde e do Sistema de Vigilância Epidemiológica (SIVEP). “Pode não constar no Atestado de Óbito, mas ela positivou para Covid-19 e consta no nosso sistema do SIVEP, então, para o Ministério da Saúde, ela consta como positivo para Covid-19”, esclarece a Vigilância Epidemiológica.

Suely Vieira é natural de Monte Azul (MG) e morou em Engenheiro Coelho durante 33 anos. A cerimônia de velório e enterro aconteceu no Cemitério Primavera de Engenheiro Coelho na manhã da última quarta-feira (19).

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.