10/04/2020

Fiéis de Engenheiro Coelho comemoram Sexta-Feira Santa em casa

Padre Reynaldo relata que nunca vivenciou interrupção da Semana Santa

Isabella Anunciação

A cidade de Engenheiro Coelho encontra-se em estado de quarentena como medida contra o avanço do novo coronavírus (Covid-19), mas isso não foi motivo para a Paróquia São Pedro não cumprir a Quaresma – período de 40 dias que antecedem a Páscoa, uma das principais da celebração do cristianismo. Devido à pandemia do coronavírus, todas as ações religiosas foram suspensas. Sendo assim, a tradicional procissão realizada na Sexta-feira Santa, no caso hoje (10), precisou se adaptar para o ambiente virtual.

Historicamente, a Sexta-feira Santa é o dia em que se recorda a morte de Jesus Cristo. Os fiéis costumam homenagear esta data com encenações artísticas demonstrando como teriam sido os últimos momentos de vida de Jesus, desde seu julgamento a sua ressurreição. Em 2019, a Igreja Matriz junto à Comunidade São Sebastião do Jardim Brasil contou com mais de 1.000 cristãos nessa comemoração. Este ano, as celebrações serão realizadas virtualmente, por meio das redes sociais Facebook e Instagram.

O Padre Reynaldo Ferreira de Melo revela que essa é a primeira vez que vivencia esse tipo de situação. “A paróquia celebra essa data com muitos fiéis e acho que nunca na nossa vida de igreja foi preciso interromper uma Semana Santa. Mas sabemos que isso é para o bem de todos. Quando as coisas são para o bem das pessoas, precisamos abrir mão de certas coisas e nos colocarmos a disposição para colaborarmos”, exclama. Segundo ele, “a população de Coelho tem recebido bem a ordem de ficar dentro de casa. Temos aconselhando a isso, fico feliz que tem dado certo até aqui”.

Para os fiéis que estão em casa, essa situação não abalou a tradição, mas ainda assim é motivo de preocupação. “Neste ano, de maneira extraordinária, tenho feito minhas celebrações particulares e em família, acompanhando através das redes de comunicações todos os momentos dessa Semana Santa”, relata o fiel Luis Gustavo Seraphim. “Uma grande dor e tristeza toma conta de mim, por estarmos vivendo em tempos de pandemia e não poder celebrar a Semana Santa como sempre fiz de modo presencial nas celebrações. Mas estou animado e esperançoso de que logo voltaremos as normalidades com a Graça de Deus”, complementa.

“Para nós católicos, a Sexta-Feira Santa simboliza o dia da morte de Jesus Cristo, um momento de reflexão sobre o seu sacrifício na cruz e também é um dia de penitência, jejum e abstinência dos prazeres mundanos”, expõe a fiel Meire Silva de Jesus Salvaterra. Para ela, a celebração tem sido de muita reflexão sobre a importância de como viver como Jesus.

Nesta sexta-feira (10), a igreja ficou aberta no período da manhã para quem desejasse orar. Durante este período, os fiéis se organizaram para cumprir todas as medidas de prevenção indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, durante as celebrações que se seguem, só poderá ficar no local as pessoas envolvidas na gravação.

A Celebração da paixão do Senhor acontecerá às 15h e a Leitura da descida do Senhor à mansão dos mortos às 19h, ambas serão transmitidas via Facebook (Paróquia São Pedro – Engenheiro Coelho) e pelo Instagram (saopedro_engcoelho).

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.