18/07/2021

Fundo Social atende 603 famílias em situação de vulnerabilidade em Engenheiro Coelho

Ação social tem como objetivo entregar alimentos, roupas e produtos de higiene a famílias em situação de vulnerabilidade social

Madalena Soares, Secretária de Ação Social, Ana Paula de Sousa Presidente do Fundo Social de Solidariedade e Luciane Antunes Barbosa, esposa do vice-prefeito.

Bruna Ravanhani

O Fundo Social de Engenheiro Coelho tem como objetivo amparar famílias em situação de vulnerabilidade social no município. Atualmente, a ação atende 603 famílias em situação de extrema pobreza e fornece alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal frutos de doações de moradores e comerciantes. Além disso, o projeto oferece acompanhamento de assistentes sociais e encaminhamentos ambulatórios e psiquiátricos para dependentes químicos.

O Portal Coelhense realizou uma entrevista com a Secretária de Ação Social, Madalena Soares, para oferecer mais informações sobre o projeto. Confira na integra:

Como a Secretaria de Ação Social tem atendido as pessoas em situação de vulnerabilidade em Engenheiro Coelho neste momento de pandemia?

Através de atendimentos presenciais e visitas domiciliares, onde é realizada uma triagem com a assistente social das famílias em situação de vulnerabilidade social.

Quantas famílias de Engenheiro Coelho estão cadastradas e sendo atendidas pela ação social do município?

Atualmente o município conta com 603 famílias, inseridas no Cadastro Único com renda per capita de R$0,00 a R$89,00 que, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), são caracterizadas como famílias em situação de extrema pobreza.

Qual a população estimada de rua em Engenheiro Coelho?

Atualmente estamos com duas pessoa em situação de rua sendo acompanhada pelas Técnicas da Assistência Social e Saúde (Caps). O Município de Engenheiro Coelho abrange muitos itinerantes.

Como está sendo a assistência a pessoas de rua no município?

No início do ano de 2021 o município estava abrangendo de 4 a 5 pessoas em situação de rua. Primeiramente foi realizado um acolhimento com triagem para busca de familiares e encaminhamentos para clinicas e albergues em parceria com o município. Alimentação, higiene, roupas, cobertas e exames prioritários são oferecidos na abordagem, mas muitas vezes são recusados por essas pessoas em situação de rua. O consumo de álcool e drogas por pessoas em situação de rua é evidente e diante disso, em parceria com o CAPS da cidade, a equipe disponibiliza atendimento e encaminhamentos psiquiátricos e ambulatoriais.

Como a população carente pode ter acesso as doações?

As doações de nosso município são realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade e a população pode ter acesso indo até ao setor. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone.

Endereço: Rua Eufrosino Gomes, n.º 119, Jardim São Paulo.

Telefone: (19) 3857-9422

Horário: 07h30 ás 11h30 – 13h ás 16h

Qual o procedimento para que pessoas interessadas possam doar roupas para ações sociais do município?

As doações podem ser entregues diretamente no Fundo Social de Solidariedade. Se necessário, basta entrar em contato pelo telefone que nós possamos fazer a retirada no local.

As doações possuem um prazo final ou podem acontecer sempre?

O Fundo Social de Solidariedade está aberto para receber doações o ano todo. Estamos nos preparando para atender de forma digna todas as famílias que necessitarem dos nossos serviços durante todo o ano.

 

Para mais informações:

  • Fundo Social de Solidariedade

Endereço: Rua Eufrosino Gomes, n.º 119, Jardim São Paulo.

Telefone: (19) 3857-9422

Horário: 07h30 ás 11h30 – 13h ás 16h

  • CRAS (Centro de Referência da Assistência Social)

Os atendimentos estão sendo realizados de forma remota e se necessário presencialmente somente por agendamento.

Nosso endereço: Rua Benedita Neves de Oliveira, nº 441- Jd. Eldorado I

Telefone: 3857-9427

Horário: 07h30 ás 11h30 – 13h ás 16h

  • Departamento de Proteção Social Especial

Os atendimentos estão sendo realizados de forma remota e se necessário presencialmente somente por agendamento.

Endereço: Rua Ver. Adolfo Nimptz, n.º 222, Jardim América.

Horário: 07h30 ás 11h30 – 13h ás 16h

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.