20/07/2017

Governo integra Engenheiro Coelho a nova região turística de São Paulo

De acordo com o diretor de Cultura Junior Guedes, a iniciativa trará ao município boas possibilidades de investimento no setor turístico

Da redação

Engenheiro Coelho foi incluída em uma nova área no mapa do Programa de Regionalização do Turismo, coordenado pelos Governos Estadual e Federal. A lista, divulgada na última terça-feira (18), apontou as novas Regiões Turísticas (RTs) e seus municípios participantes.

De acordo com o diretor de Cultura de Engenheiro Coelho, Benedito da Cunha Guedes Junior (Junior Guedes), a iniciativa trará ao município boas possibilidades de investimento no setor turístico. “Este é um dos importantes passos até alcançar o tão esperado título de Município de Interesse Turístico. Dará a Engenheiro Coelho maior acesso a verbas públicas para o turismo e, consequentemente, maior geração de empregos”, explica o diretor da pasta.

Junior comenta ainda que o município já fazia parte do mapa, mas pertencia a outra região, a “Café e Flores”. No entanto, após a saída de Holambra (SP), que passou a integrar a região de “Águas e Flores” (junto ao “Circuito das Águas”), algumas atualizações se tornaram necessárias.

engenheiro coelho-1497637814

A região recebeu, então, o nome de “Trilho e Trilhas da Baixamogiana”, e Engenheiro Coelho foi incluída no grupo. Para Pedro Bange, responsável pelo departamento de Comunicação da Prefeitura, o “trilhos” do nome se refere à antiga linha férrea que cortava os municípios, assunto inteiramente ligado à criação de Engenheiro Coelho. “Nosso município e os outros 11 integrantes do grupo têm suas histórias intimamente ligadas a esse assunto. Os trilhos de trem e as linhas férreas fazem parte do início de nossas histórias”, comenta Bange.

O comunicador ainda destaca a mudança como importante passo para a meta de transformar Engenheiro Coelho em um Município de Interesse Turístico (MIT). “Esse é um dos principais focos do município, que visa assegurar à população novas possibilidades de renda, através do angariamento desde título de MIT para Engenheiro Coelho”, assevera. E finaliza, “ainda temos muito o que fazer, mas esse já é um começo do que está por vir”.

Programa de Regionalização do Turismo

O Programa de Regionalização do Turismo é uma ação do Governo Federal, que trabalha com a visão de que até mesmo as cidades que não possuem uma clara vocação turística (ou seja, que não recebem os turistas em seus territórios) podem se beneficiar ao fornecer mão de obra e produtos para atender os turistas. Dessa forma, ao se regionalizar o trabalho turístico, os ganhos são divididos entre todos os municípios da região.

Portanto, o objetivo principal do programa é apoiar a estruturação dos destinos, bem como a gestão e a promoção do turismo no país.

Ainda sobre esse assunto, a Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promoveu, na noite desta quarta feira (19), uma palestra sobre o turismo. O evento aconteceu no Salão Social do Clube Recreativo São Pedro, e contou com três palestrantes: o Secretário Adjunto de Cultura do Estado, Romildo Campello, o ex Presidente do Contur de Socorro (SP), José Fernandes, e o ex Prefeito da Estância Climática de Morungaba (SP), Beto Zem.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Eliomar Ferreira Bastos, a reunião teve o principal intuito de ajudar a população coelhense a entender melhor o papel do turismo e a importância dele no atual momento econômico do país. “Estamos pleiteando o título de Município de Interesse Turístico (MIT), e esse momento foi muito importante para que o público conhecesse melhor sobre o projeto”, reitera. 

Entenda o MIT

De acordo com a Agência Brasileira de Engenharia Turística (Abet), para um município concorrer ao título de MIT é necessário cumprir alguns requisitos:

  • Ter potencial turístico;
  • Oferecer serviços médicos de emergência para população e turistas;
  • Oferecer hospedagem no local ou na região;
  • Ter boa quantidade de bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros;
  • Disponibilizar serviço de informações turísticas, com um site;
  • Serviço de coleta de resíduo sólidos que atenda população e turistas;
  • Água potável para atender população e fluxo turístico;
  • Atrativos turísticos de expressividade;
  • Conselho Municipal de Turismo;
  • Plano Diretor de Turismo;

Todos os requisitos para receber o título de MIT são previstos na lei complementar 1.261, de 29 de abril de 2015.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.