15/02/2019

Horário de verão termina neste fim de semana em Engenheiro Coelho

À 0h do domingo (17), coelhenses terão que atrasar uma hora no relógio

Letícia Leme

O horário brasileiro de verão termina nesse domingo (17). Isso significa que os coelhenses terão que atrasar 1 (uma) hora no relógio. Sendo assim, o sábado (16) terá uma hora a mais, pois quando bater 0h (zero hora), o relógio deverá voltar às 23h.

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). Devido as eleições, a troca de horário começou mais tarde neste ano (2019), no dia 4 de novembro. A mudança se deu após um decreto assinado pelo então presidente da república, Michel Temer.

O horário de verão visa a economia da energia nos horários de picos (18h), que é quando mais se utiliza o serviço. Aproveitando então, os dias mais extensos da estação nas localidades mais afastadas na linha do Equador.

No entanto, de acordo com informações do Operador Nacional de Sistemas (ONS), não houve redução no consumo durante o horário de verão em 228 cidades atendidas pela Elektro, incluindo Engenheiro Coelho.

Para o Ministério de Minas e Energia a economia tem sido menos importante. “A aplicação da hora de verão, nos dias de hoje, não agrega benefícios para os consumidores de energia elétrica, nem tampouco em relação à demanda máxima do sistema elétrico brasileiro”, disse a nota do ano passado, em relação à economia de 2017.

Apesar da mudança não ter apresentado uma economia significativa, a conscientização e a redução no consumo de energia elétrico ainda são necessários, mesmo com o término do horário de verão.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.