08/01/2019

Janeiro Branco mobiliza população sobre Saúde Mental em Engenheiro Coelho

Ação chama a atenção da sociedade para o cuidado da saúde mental desmistificando e quebrando preconceitos

Mariana Avanzzi

Desde o ano 2000, a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem gerando um alerta quanto ao alto índice de crescimento das taxas de suicídio, depressão e ansiedade em todo o mundo. A campanha Janeiro Branco convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, sobre suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos.

A ação veio através da inspiração da campanha Outubro Rosa, que chama a atenção para a questão da prevenção ao Câncer de Mama. Janeiro Branco tem como objetivo de chamar a atenção da sociedade para o cuidado da saúde mental. Dedica-se em colocar o tema em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. A ação é incentivada por psicólogos, profissionais da saúde e todos os grupos que acreditam na experiência de uma Saúde Mental e Emocional de qualidade, desde então vem se espalhando e levando a toda população mensagens sobre o assunto.

Segundo a profissional da saúde Wania Fernandes é preciso chamar a atenção da sociedade para o cuidado da saúde mental desmistificando e quebrando preconceitos. “O psicologo deve ser procurado como qualquer outro profissional da saúde. O acompanhamento é primordial para que o paciente possa expor os pensamentos, ele pode ajuda-lo a abrir caminhos e direcionar algumas ações. Além de trabalhar auto-estima e o auto conhecimento, dessa forma o paciente pode passar a conduzir a vida de uma maneira mais leve”, expõe.

A ideia também é a de sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas relacionadas a Saúde Mental.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.