16/07/2020

Lixo em frente condomínio incomoda moradores em Engenheiro Coelho

Prefeitura alega que a coleta já é feita no local em dias programados

Mariana Avanzzi

Moradores do condomínio Sonho Meu de Engenheiro Coelho estão reclamando da quantidade de lixo acumulado e restos de utensílios, como camas, sofás e roupeiros velhos em frente dos prédios. A situação está gerando transtornos para quem vive no local. Materiais recicláveis e móveis velhos estão sendo descartados próximo a área da lixeira do condômino. A administração do complexo de prédios populares já tentou solucionar o problema, mas alega não ter apoio do poder público municipal.

O problema não é de hoje e é difícil de se resolver, mesmo tendo uma lixeira de metal que comporta o volume de lixo doméstico que é diariamente recolhido, afirma Thiago Braff. Ele ainda relata que a área recebe o descarte de uma grande quantidade de lixo reciclável e que a coleta acontece esporadicamente.

“Já protocolamos por três vezes para a prefeitura solicitações para que fosse feita uma limpeza semanal da parte dos entulhos (camas, sofás, roupeiros velhos) mas funciona uma semana a limpeza e depois não vem mais. Outro problema é que como é externa ao condomínio não tenho respaldo para dar algum tipo de sansão aos moradores recicladores, somente conversar e isso já fiz várias vezes”, conta o síndico.

 

Ainda conforme o administrador do condomínio, funcionários constantemente retiraram o lixo avulso, embalam, lavam a lixeira e até limpam a rua quando necessário. Mas o problema se repete. Uma moradora que prefere não se identificar diz que o problema é a má educação de quem mora no condomínio e da administração que permite que o local seja usado para armazenar recicláveis.

“Está errado isso! Primeiro os moradores não deveriam deixar o lixo avulso, mesmo com a boa intenção de ajudar quem pega os recicláveis. O lixo tem que ser embalado e colocado na lixeira. Bom senso é o que falta para quem mora aqui e descartar móveis como se ali fosse lixão. Um lugar que a coleta passa todos os dias deveria estar limpo todos os dias, mas as pessoas não colaboram”, opina a moradora.

Outro morador, que também prefere não de identificar, constantemente registra o lixo e manda a reclamação com fotos para o Portal Coelhense. Para ele, a administração do condomínio deveria tomar alguma providência e organizar a coleta para que isso não ocorresse. “O problema aqui é esse monte de reciclagem que fica guardado lá, não é lugar para isso. Restos de sofá, entulho, colchão velho são jogados no local de forma incorreta. Deveria ter um cronograma para esse tipo de coleta aqui no condômino”, disse o morador.

Em nota, a Prefeitura de Engenheiro Coelho informa que “a coleta é feita no local em dias já estipulados, seguindo o modelo que é adotado em toda a cidade e reitera que alguns cidadãos acabam dispensando o lixo em dias que não há coleta, bem como descartam objetos diversos, como sofás e guarda roupas, o que acaba gerando um acúmulo”, esclarece.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.