26/09/2020

Lotérica deixa de receber conta de água em Engenheiro Coelho

Medida passa a valer a partir do dia 1° de outubro

Isabella Anunciação

O Sistema de Água e Esgoto de Engenheiro Coelho (SAEEC) informou, na última terça-feira (22), que a partir do dia 1° de outubro as faturas de água e esgoto não serão mais recebidas na agência Lotérica. A mudança ocorreu porque a autarquia observou que poderia gerar economia e tornar o serviço mais eficiente se não renovasse o contrato com a Casa Lotérica.

Segundo o procurador jurídico do Serviço de Água e Esgoto de Engenheiro Coelho (Saeec), Erismar Bastos, a autarquia está em uma fase de diminuir custos. Romper o contrato com a Casa Lotérica foi uma opção, tanto financeira quanto na melhoria do atendimento.

“De 3 de agosto de 2020 a 3 de setembro de 2020, um único funcionário do SAEEC recebeu em contas R$ 337.649,69 em 5.449 procedimentos. A Lotérica em si, com todo o potencial que ela tem para fazer, só arrecadou R$ 170.607,19 em 3.011 procedimentos e, ainda me representa um custo muito elevado. Um gasto em torno de 13,48 % de cada conta. Enquanto que se o contribuinte pagar no próprio SAEEC, aonde a baixa é imediata no sistema, em detrimento da lotérica que eu preciso de mínimo dois dias para a Lotérica me informar”, afirma.

“Desde de 2018 nós não fizemos reajuste da tarifa de água e as coisas aumentaram muito com a pandemia, inclusive os insumos químicos […] então estamos diminuindo todos os custos”, explica.

Ainda de acordo com procurador jurídico, a SAEEC realizará o serviço presencial somente em sua sede, que segundo ele, com uma estrutura preparada para receber a população.  “É um gasto muito alto que a gente tem com a Lotérica para que as pessoas esperem o atendimento do lado de fora, sem melhorar o sistema deles de colocar mais gente para receber as contas de água, então as filas ficam muito grandes. A gente observe isso constantemente”, pontua.

“Hoje temos instalação com ar-condicionado, o contribuinte tem água potável de graça e não tem fila. Todos esses procedimentos em respeito ao tempo contribuinte”, informa.

O pagamento das contas deverá ser feito na atual sede do SAEEC, na Rua José Correa de Oliveira, Nº 120 – Bairro Loteamento Jordina Olivério ou através de débito automático, caixa eletrônico e internet banking dos bancos conveniados.

Atualmente o SAEEC tem convênio de débito automático com os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Bradesco. Através do banco Itaú as faturas podem ser pagas também via internet banking e caixa eletrônico. A autarquia informa que está em fase de assinatura de contrato com o Banco Sicredi e em breve terá mais uma opção para o pagamento das faturas de água.

Para aderir ao débito automático o contribuinte precisa procurar a agência do banco onde possui conta e levar uma fatura de água e esgoto recente para fazer o cadastramento. Vale lembrar que alguns bancos disponibilizam esse tipo de cadastramento de forma online.

Para fazer o pagamento das faturas diretamente na sede do SAEEC, o horário de atendimento é de segunda e sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h. Segundo a empresa, só é feito o pagamento em dinheiro.

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