16/01/2019

Maestro croata abre encontro de músicos em Engenheiro Coelho

Concerto contou com a presença de mais de 1500 pessoas

Mariana Avanzzi

Zvonimir Hačko é maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Áustria. O músico regeu a Orquestra Filarmônica Adventista do Brasil em Engenheiro Coelho (SP) na noite desta terça-feira (15). O repertório contou com obras clássicas de Beethoven, Mendelssohn e Krähenbühll. O concerto marcou o início do 25º Encontro Nacional de Músicos do Unasp com mais de 1.500 pessoas presentes.

Zvonimir Hačko é referência mundial em música contemporânea. Já apresentou peças de Arvo Part, Henryk Gorecki, John Adams e Giya Kancheli. No repertório inédito, ele apresentou com a Orquestra Filarmônica Adventista do Brasil, os principais clássicos de Beethoven e Mendelssohn, além de obras do brasileiro Krähenbühll.

O Encontro Nacional de Músicos do Unasp surgiu em 1995 e está entre os maiores do Brasil no segmento, reunindo maestros, músicos, instrumentistas e apreciadores do universo musical. Durante cinco dias, encontro oferece mais de 50 opções de atividades, incluindo cursos de arranjo e orquestração, canto contemporâneo, composição, computação musical, expressão rítmica musical, leitura de cifras ao piano, musicalização para bebês, percussão corporal, produção de eventos e prática instrumental.

Para a organizadora do encontro e coordenadora do curso de música do Unasp, Ellen Stencel,  a primeira noite foi de muita emoção. “Na hora que começou a orquestra já deu aquele frio na barriga de perceber que era real e estava acontecendo. Poder contar com tantos músicos, com esse repertório maravilhoso e com a casa cheia foi muito bom. Com certeza os participantes podem aguardar ainda mais para os próximos dias”, destaca.

Segundo a organização, o Encontro de Músicos conta com mais de 260 pessoas inscritas, mas os concertos são abertos e gratuitos para todo o público. Maria Eunice é professora de música de Cosmópolis (SP) e fez questão de prestigiar o repertório de Zvonimir Hačko. “Quando fiquei sabendo dei um jeito de por na minha agenda, poder te acesso a um concerto de nível internacional é difícil em nosso região. Foi um noite inesquecível e maravilhosa, valeu a pena ter vindo”, expressa a professora.

Zvonimir Hačko e a orquestra surpreenderam o público e foram tecidos de elogios pelo espetáculo. Segundo o maestro, a experiencia de reger a Orquestra Filarmônica Adventista do Brasil foi emocionante. “Foi uma experiência exuberante, os músicos são ótimos, estudados e tem amor pelo que fazem, isso fez com que minha experiência fosse muito gratificante. Desde que cheguei pude sentir a energia e o calor, as pessoas aqui são calorosas e isso traduz em um excelente fazer musical “, destaca.

O 25º Encontro de Músicos está sendo realizado no Unasp-EC e se estenderá até o dia 19 de janeiro. A instituição está localizada na Estrada Municipal Pr. Walter Boger, s/n – Lagoa Bonita – Engenheiro Coelho – SP.

Serviço

25º Encontro de Músicos

Local: Unasp-EC – Estrada Municipal Pr. Walter Boger, s/n – Lagoa Bonita

Data: 15 a 19 de janeiro

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.