07/05/2019

Maio Amarelo visa conscientizar Engenheiro Coelho sobre segurança no trânsito

Movimento busca conscientizar a sociedade sobre acidentes viários e poupar 5 milhões de vidas até 2020

Da redação

O Movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o índice de mortes e feridos no trânsito. A ação é universal e coordenada pelo Poder Público e a sociedade civil. O movimento busca conscientizar a sociedade sobre acidentes viários e poupar 5 milhões de vidas até 2020.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A importância do assunto traz reflexões de valorização a vida. Angélica Vieira tem 25 anos e já sofreu um grande trauma relacionado a um acidente que sofreu há seis anos atrás. “Eu estava voltando do ano novo e meu amigo havia bebido e estava dirigindo, nós achamos que ele dormiu, quando eu acordei eu já estava no hospital e in felizmente ele não resistiu”, lamenta a coelhense. Para a jovem, a conscientização é muito importante e lembra que uma tragédia não reversível em muitas vezes. “Eu era muito nova e quando estamos nessa idade não pensamos nas consequências que podemos levar para a vida toda. Se é para se divertir tem que ser com segurança” , afirma Angélica.

Para prevenir tragédias como essa, a campanha aborda o assunto com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.  O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza atenção e advertência. Neste ano, 27 países, 423 municípios e 1.425 empresas já apoiam a campanha.

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