24/03/2019

Março Lilás mobiliza população de Engenheiro Coelho a prevenir o câncer de colo do útero

Instituições de saúde pública de Engenheiro Coelho promovem campanhas para conscientizar a população feminina sobre os riscos de desenvolvimento da doença, sobre os sintomas e como se prevenir

Mariana Avanzzi

Março é um mês importante para as mulheres não só pelo Dia da Mulher, comemorado no dia oito, mas também por ser o mês de alerta para prevenção do câncer de colo do útero. Chamado Março Lilás, a campanha busca conscientizar as mulheres sobre os riscos dessa doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2018, mais de 16 mil novos casos desse tipo de câncer foram registrados.

Portanto, a Secretaria da Saúde de Engenheiro Coelho irá desenvolver ao longo do mês de março, ações em prol da prevenção e combate ao câncer no colo do útero. Para isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão atender das 18h às 21h.

A primeira ação já aconteceu na terça-feira (19) de março, na UBS Lázaro da Silva , no Bairro Parque das Indústrias. As próximas atividades serão desenvolvidas nos dias 26 de março e 2 de abril, na UBS José Soares da Silva localizada no Jardim São Paulo. Ainda será definida uma data para a unidade do Bairro Cidade Universitária.

Deverão ser atendidas as mulheres na faixa etária entre 25 a 64 anos, já que essas são as idades com maiores riscos. Além da coleta do papanicolau, haverá a atualização da carteira de vacinação e a realização de testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C.

Por que lilás?

A origem da cor lilás como símbolo do mês da mulher pode estar relacionado ao movimento que ocorreu na Inglaterra, em 1908, em que as mulheres lutaram pelo direito de votar. Nessa ocasião as mulheres elegeram as cores lilás, branco e verde como símbolos da campanha. Nas décadas de 60 e 70, o movimento feminista teve novamente uma retomada, sendo a cor lilás sempre presente como símbolo da luta. Seria por esse histórico que a campanha contra o câncer do colo do útero utiliza a mesma cor.

O que é o câncer do colo do útero?

O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente do vírus do HPV, o Papilomavírus Humano. O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum, sendo na maioria das pessoas infectadas assintomática, mas quando desperta sintomas, pode provocar o surgimento de verrugas genitais e coceira.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.