07/04/2019

Medicamentos devem aumentar em Engenheiro Coelho

Reajuste de 2019 será de 4,46%

Da redação

Segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o preço dos remédios devem aumentar neste mês. O reajuste anual, já previsto, será proporcional de 4,46%. Consumidores já começaram a sentir o aumento em Engenheiro Coelho.

Segundo a associação, a mudança leva em consideração fatores que e influenciaram a produção de medicamentos, como o impacto da energia elétrica, a produtividade das indústrias e até mesmo o câmbio. Apesar do aumento ser previsto para abril, os preços já começaram a ser repassados em Engenheiro Coelho. Outros, que ainda não sofreram alteração no valor, aos poucos vão mudando no mercado de acordo com a renovação do estoque das farmácias. “O que já mudou, foram os medicamentos que acabaram no estoque, e isso vai de farmácia para farmácia. Aqueles que ainda tiver uma boa quantidade em estoque vai tardar um pouco mais o aumento”, explica a farmacêutica Luisa Lins.

Segundo a coelhense Evilyn Augusta Martins, ela já sentiu o reajuste na hora de comprar o medicamento. “Tenho problema de gastrite e compro muito o pantoprazol, e antes de ontem eu já vi que aumentou”, afirma.  Apesar de ser considerado alto, em 2014, 2015 e 2016 os preços tiveram aumentos de 5,68%, 7,7% e de até 12,5%. Segundo levantamento, o aumento previsto para 2019 é o menor dos últimos 10 anos.

O reajuste geralmente é feito com três níveis de porcentagem. Para calcular o aumento, a industria farmacêutica leva em consideração os medicamentos de alta, moderada e os de baixa concorrência. Ou seja, quanto mais empresas fabricando, maior a concorrência. Por exemplo, o pantoprazol utilizado pela coelhense Evilyn, participa do grupo de alta concorrência, pois há diversas marcas, incluindo genéricos, então o reajuste é maior, mas o aumento máximo para todos é de 4,46%.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.