26/03/2021

Milhares de pessoas devem manter luzes apagadas neste sábado

Movimento Hora do Planeta busca incentivar população a manter luzes apagadas por uma hora em prol do meio ambiente

Por Freepik

Informe Publicitário

Neste sábado (27), milhares de pessoas em todo o planeta devem manter suas luzes apagadas das 20h30 às 21h30. Tal ação trata-se de um movimento simbólico conhecido como Hora do Planeta. Você já ouviu falar sobre a data?

A Hora do Planeta surgiu em 2007 em Sydney, Austrália, e foi conquistando adeptos em todo o mundo até tornar-se um grande movimento em prol da Terra. Trata-se de uma ação simbólica, afinal, ao manter as luzes uma vez por ano apagadas, por uma hora, transmite-se a mensagem de que medidas precisam ser tomadas para a preservação ambiental. No Brasil, a Hora do Planeta acontece há mais de uma década.

De modo geral, a geração energética mundial está baseada no uso de combustíveis fósseis, como carvão, óleo e gás natural. Contudo, neste processo, poluentes são liberados na atmosfera, o que contribui fortemente para a intensificação do aquecimento global.

Por Freepik

O Brasil, por outro lado, segue em vantagem se comparado a grande parte do globo porque a maior parte da energia elétrica produzida no país é oriunda de usinas hidrelétricas. Ademais, outras formas de geração energética, como eólica, solar e de biomassa têm sido implementadas, contribuindo para que a matriz elétrica do país seja ainda mais renovável.

Por falar em biomassa, esta é uma forma de geração energética renovável e com grande potencial por utilizar material orgânico do ecossistema para seu funcionamento. Atualmente, no Brasil, a principal fonte de biomassa vem principalmente da palha, seguido pelo bagaço e pontas de cana-de-açúcar.

De acordo com dados da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN), a energia gerada a partir de biomassa de cana-de-açúcar poderia abastecer mais da metade da população do Estado de São Paulo. O potencial para este tipo de geração energética é tão significativo que já  foi desenvolvida uma espécie geneticamente modificada, conhecida como cana-energia. Esta qualidade apresenta características físicas, como robustez e alto teor de fibras, que garantem maior produtividade na fabricação de combustíveis e eletricidade.

Observando os fatos por esta ótica, é importante refletir sobre a importância que a cana-de-açúcar, umas das principais matérias primas da biomassa, exerce no mercado energético nacional. O Grupo Bom Retiro, que possui uma ampla área de cultivo em Artur Nogueira e região, entende, prioriza e fomenta ações de sustentabilidade. Por isso, neste sábado (27), una-se ao movimento Hora do Planeta para demonstrar também sua contribuição para a produção energética renovável a nível global. O planeta Terra agradece!


Sobre o Grupo Bom Retiro

Grupo Bom Retiro é fornecedor da Usina Açucareira Ester S.A. desde 1958, com uma área aproximada de cultivo de 4.500 hectares entre terras próprias e arrendamentos. A empresa atua nos municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Limeira, Conchal, Mogi-Mirim e Engenheiro Coelho. A fazenda do Grupo Bom Retiro está localizada na Rodovia SP 107, km 40, em Artur Nogueira. O telefone para contato é (19) 3199 9747 ou (19) 9 9848-4784. Conheça mais sobre a empresa acessando o site e curtindo a página no Facebook.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.