19/10/2019

Morador de Engenheiro Coelho afirma não existir nominata ativa do PSL no município

Ausência informações no site do Tribunal Superior Eleitoral colocaram em dúvida a existência da célula. A assessoria do presidente do PSL do município coelhense esclareceu: “foi apenas um problema técnico”

Da Redação

O Portal Coelhense publicou na segunda-feira (14), a matéria que discorre sobre a existência de uma célula do Partido Social Liberal (PSL) no município coelhense. Nesta terça-feira (15) a equipe da redação foi procurada por um morador de Engenheiro Coelho que contesta as informações a respeito da criação do novo partido.

O morador, Ricardo Siciliano, afirma que Emerson Camelo não é presidente da célula do PSL do município. Acrescenta ainda que a sigla partidária não existe na cidade de Engenheiro Coelho.

Na reportagem publicada na segunda-feira (14), Camelo declarou ter formado uma célula no município, além de ser o presidente do partido, tendo feito até mesmo uma reunião da sigla no último domingo (13). Além disso, informou que a campanha de filiação começaria no mesmo dia.

O Partido Social Liberal (PSL) acaba de formar uma célula no município, por meio da iniciativa de moradores, em busca de melhorias para a cidade. A primeira reunião da sigla aconteceu neste domingo (13), e a campanha e filiação começa nesta segunda-feira (14). O grupo irá lançar a candidatura de prefeito e vereadores.”

O Portal Coelhense averiguou as acusações de Ricardo Siciliano e foi atrás de mais informações sobre a hipotética célula partidária no município, e constatou que esta realmente não existe. Como pode ser visto na imagem abaixo, coletada no site do Tribunal Superior Eleitoral na aba Módulo Consulta SGIP3, não existe registros da formação da sigla no ano de 2019.

Siciliano afirma que a criação da célula precisa passar por um processo de nominata quando há intenção de trazer o partido para uma cidade. “Quando não existe um diretório de um partido político na cidade, formam-se grupos que fazem uma nominata, pleiteando trazer esse partido para a cidade”, explica.

“A nominata consiste de 5 pessoas, presidente, vice-presidente, secretários e tesoureiro. Essa nominada é enviada para o diretório central do partido, correspondente do seu estado. Cada cidade pode ter vários grupos desejando o mesmo partido, então, pode haver varias nominatas da mesma cidade. Quando aprovadas, ele passam a estar no site do TRE. Não estando no site, não tem valor nenhum”, afirma.

O Portal Coelhense também entrou em contato com Ricardo Bagnato, assessor do deputado Junior Bozzella – nome cotado para substituir Eduardo Bolsonaro na presidência do diretório da sigla no estado de São Paulo – que explica a situação. “O PSL em Engenheiro Coelho está inativo, a informação pode até ser consultada no site do TSE. Ninguém pode falar sobre o PSL neste município pois não existe nenhuma nominata ativa aí”, explica Bagnato.

“Tenho quase 15 anos de partido e sou amigo do Luciano Bivar, presidente nacional do partido. E defendo que é preciso ter respeito pelo estatuto. Como que eu posso falar por um partido se ele não existe numa cidade? Inclusive, não existe o partido no município coelhense desde 8 de abril, quando inativado pela atual executiva estadual, essas são fontes seguras do Tribunal Superior Eleitoral”, informa o assessor.

O Portal Coelhense entrou em contato com Emerson Camelo e sua assessoria, que afirmaram ser apenas um erro no sistema do Tribunal Superior Eleitoral e que a nominata já teria sido aprovada e logo estaria ativa. De acordo com Thiago Cortez, secretário do diretório do PSL em São Paulo, até segunda-feira (21) a nominata estará no site do TSE.

“Ocorre que as nominatas de alguns municípios foram devolvidas por incoerências nos dados, incluindo Carapicuíba, Diadema, e Engenheiro Coelho. É apenas um detalhe técnico. Até segunda-feira, no máximo, tais nominatas estarão ativas”, afirma.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.