07/06/2023

Moradores de Engenheiro Coelho denunciam destruição ambiental em obra de infraestrutura

Moradores do bairro Mato Dentro realizaram a denúncia no Ministério Público

Da redação

Moradores do bairro Mato Dentro, localizado entre as cidades de Artur Nogueira e Engenheiro Coelho, realizaram uma denúncia no Ministério Público, alegando que a Prefeitura Municipal, por meio do programa “Melhor Caminho do Governo do Estado de São Paulo”, está realizando uma obra de infraestrutura que está causando danos ambientais na região.

De acordo com os moradores, a obra de alargamento da estrada tem resultado na retirada de espécies exóticas e no comprometimento de minas d’água e nascentes presentes nas proximidades. Eles afirmam que tentaram contatar a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em Mogi Guaçu, solicitando informações sobre a autorização da obra, mas não obtiveram resposta até o momento. O mesmo aconteceu diretamente na Prefeitura de Engenheiro Coelho e os moradores não tiveram respostas satisfatórias.

Os residentes expressam sua preocupação com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais da região. Eles ressaltam que a estrada em questão possui valor histórico, sendo utilizado como local de uma escola com mais de cem anos, cuja preservação tem sido uma responsabilidade dos moradores locais.

“Preservamos a escolinha e a vegetação centenária que existia aqui. Porém, de um dia para o outro, eles destruíram tudo, utilizando motosserras, e estão prejudicando duas minas d’água. Uma delas era intermitente e abastecia a escola e a igreja. Agora, com a máquina passando por cima, uma outra mina também está em risco. É uma situação lamentável, estão destruindo um recurso que existe há muitos anos”, lamenta um dos moradores.

Diante da situação, os denunciantes procuraram a promotoria do fórum de Artur Nogueira, onde registraram formalmente a denúncia. Aguardam agora uma resposta das autoridades competentes para que sejam tomadas as devidas providências em relação à suposta irregularidade ambiental.

A equipe de reportagem do Portal Coelhense entrou em contato com a Prefeitura Municipal em busca de esclarecimentos sobre a situação.

Reportagem atualizada às 19 horas:

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Engenheiro Coelho se posicionou oficialmente sobre a denúncia realizada por moradores no Ministério Público com queixa de destruição ambiental. Veja a nota na íntegra:

NOTA:
A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria da Agricultura, deu início no último dia 8 à recuperação das estradas rurais do município através do programa “Melhor Caminho”. O programa é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e as prefeituras municipais, com o objetivo de realizar obras de recuperação em trechos de estradas rurais.

Nesse contexto, a área rural de Engenheiro Coelho conta com dois trechos de estradas incluídos no convênio, localizados nos Bairros Mato Dentro e Correia. O diretor de Agricultura, Valdir dos Reis, conhecido como Valdir da Estufa, destaca que o alargamento da estrada no Bairro Mato Dentro faz parte desse programa, visando melhorar a infraestrutura viária e facilitar o deslocamento de produtores rurais e o escoamento de produtos agrícolas.

É importante ressaltar que a recuperação e adequação das estradas rurais estão sendo realizadas por uma empresa contratada pelo governo do estado, que possui toda a documentação ambiental necessária para a execução da obra. A expectativa é que, com essas melhorias, haja um impacto positivo no desenvolvimento econômico da região, no transporte escolar e na mobilidade dos agricultores, promovendo benefícios para toda a comunidade de Engenheiro Coelho.

…………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Coelhense sem prévia autorização por escrito do Portal Coelhense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.