11/11/2019

Moradores de Engenheiro Coelho fazem petição pedindo caixa d’água no Bairro Universitário

O bairro possui uma caixa d'água de 70 mil litros, quando na verdade, necessitaria de uma de 400 mil litros para suportar a demanda do bairro

Priscila Vasconcelos

Após a intensa chuva que ocorreu na última quinta-feira (31), diversos bairros do município coelhense apresentaram falta de água, na sexta-feira (1) e na semana conseguinte (4 a 8 de novembro). O bairro Universitário, que fica nas proximidades do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), foi uma das regiões que apresentaram o problema de abastecimento.

Diego Monarin Martins, morador do bairro, manifestou sua insatisfação com o serviço após ficar dias sem a distribuição. “Sou morador do Universitário e já tem um tempo que o bairro passa por problemas de falta de água. Eu mesmo já fiquei cinco dias sem água pra tomar banho, lavar louças, limpar a casa e outras necessidades pessoais. O bairro precisa de uma solução urgente, a Prefeitura até hoje não tomou nenhuma decisão de melhoria para o bairro, e nós moradores sofremos pela falta de preocupação para com a população coelhense”, relata.

Rebeca Freitas, também moradora do bairro, contou das dificuldades que passou com a falta de água. “Foi uma situação desgastante para quem trabalha e estuda o dia inteiro. Não poder tomar um banho quando chega em casa é terrível. Tive que arranjar meios para isso indo na casa de colegas; para beber água eu tive que comprar garrafinhas. Foi péssimo. Eu espero que alguma providência seja tomada, estamos num bairro que fica atrelado a uma grande universidade que move a economia do município, isso é um descaso com a população. A Prefeitura tem que fazer alguma coisa”, desabafa a moradora.

De acordo com informações obtidas na Associação dos Proprietários e Moradores da Cidade Universitária, o bairro é servido por uma caixa de 70 mil litros e dois poços artesianos; um com a vazão de 10 mil litros por hora e o outro com a vazão de 5 mil litros por hora. “Na verdade precisamos de uma caixa para 400 mil litros e de mais um poço com a vazão de 10 mil litros por hora, para atender a necessidade da população que mora no bairro”, informou um funcionário da associação que preferiu não se identificar.

Diante dos fatos e a pedidos dos residentes, dois moradores do bairro, Aldeir Santos e Charlie Rodrigues, se uniram para fazer uma petição online e um abaixo-assinado, a fim de levar o problema para as autoridades competentes. Até o presente momento já foram contabilizadas 300 assinaturas no abaixo-assinado e 164 assinaturas na petição online.

“Vamos levar para o vereador Neyzinho da saúde para ele fazer um ofício e após isso vamos encaminhar para a Prefeitura e também, para uma deputada estadual, da qual já entramos em contato, até a próxima terça-feira (12)”, explicou Aldeir.

O Portal Coelhense entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho e esta informou que a responsabilidade do abastecimento é do Saeec. Por sua vez, também entramos em contato com o Saeec pedindo um posicionamento a respeito dos problemas de abastecimento e da necessidade da instalação de uma nova caixa d’água. Até o presente momento a autarquia não se manifestou.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.