24/01/2019

Moradores de Engenheiro Coelho poderão pagar impostos com cartão de crédito

Medida vale para todos os impostos estaduais, como ICMS e IPVA

Mariana Avanzzi

Os contribuintes de Engenheiro Coelho poderão pagar todos os impostos federais com cartão de crédito ou de débito. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) nesta sexta (18). A medida vale para todos os impostos estaduais, como ICMS e IPVA. Além disso, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) passará a ser impresso com códigos de barra para facilitar a operação.

Doria afirmou que a medida tem o objetivo de facilitar a vida das pessoas, melhorar a funcionalidade, reduzir a burocracia e garantir também o recebimento dos impostos. O critério irá permitir o pagamento de impostos em qualquer equipamento como os caixas eletrônicos que tenham o leitor de código de barras.

A operação estará disponível também para o contribuinte pagar as cotas do imposto de renda devido. Atualmente o contribuinte pessoa física depois de fazer a declaração do imposto de renda e verificar se tem imposto a pagar necessita imprimir o Darf para pagar a dívida em uma única ou mais parcelas, mas sem o código de barras. Outra opção é autorizar o débito em conta-corrente ao preencher a declaração.

A facilidade promete evitar o endividamento, atrasos no pagamento ou o comprometimento total da renda do mês do contribuinte, o que deve garantir alívio no bolso. Mesmo que economistas aconselham, sempre que possível, pagar avista para que não haja endividamento, grande parte dos brasileiros procuram parcelar as contas para aliviar as contas mensais. A medida foi bem recebida pela moradora de Engenheiro Coelho Pamella Bueno, para ela a opção traz uma folga para o bolso e evita o atraso. “Bem melhor haver essa opção, as vezes tenho que pagar juros por não conseguir o valor total em janeiro que acumula muitas contas. Podendo parcelar no cartão já é uma ajuda”, expõe a moradora.

Brasil

O Brasil arrecadou R$ 2,38 trilhões em 2018. Segundo o Impostômetro, o brasileiro precisou trabalhar por 153 dias apenas para pagar os seus impostos, o que equivale a cinco meses.

ICMS

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um tributo estadual que incide sobre produtos de diferentes tipos, desde eletrodomésticos a chicletes, e que se aplica tanto a comercialização dentro do país como em bens importados.

Na prática, este imposto é cobrado de forma indireta, ou seja, seu valor é adicionado ao preço do produto comercializado ou do serviço prestado. Ao vender uma mercadoria ou realizar alguma operação em que se aplique o ICMS, é efetuado o fato gerador quando a titularidade deste bem ou serviço passa para o comprador. Ou seja, o tributo só é cobrado quando a mercadoria é vendida ou o serviço é prestado para o consumidor, que passa a ser o titular deste item ou do resultado da atividade realizada.

IPVA

IPVA é a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é um imposto estadual com o objetivo de arrecadar dinheiro sobre os automóveis das pessoas, independe de qual tipo de veículo for.

O IPVA é um imposto que somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo, não poder ser uma obrigação do Governo, a arrecadação é feita por cada estado, sendo que 50% do total arrecadado é destinado ao próprio estado, e a outra parte pertence ao local onde o veículo foi registrado. A alíquota do IPVA varia em cada Estado, e é determinado por base em cada governo, e seus próprios critérios.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.