17/12/2020

Moradores do Jardim de Favero recebem poço de água em Engenheiro Coelho

Falta de água é uma insatisfação antiga dos moradores do bairro

Da redação

Os moradores do Jardim de Favero devem receber um poço de água ainda neste ano, segundo o Serviço de Água e Esgoto de Engenheiro Coelho (Saeec). O bairro possui geografia desfavorável às caixas de água e sofre frequentemente com a falta de abastecimento. Esse problema é uma reivindicação antiga dos moradores da região.

A diretoria do Saeec pretende iniciar nesta semana a perfuração do poço no Jardim Favero, pois aproveitará as mesmas máquinas que fizeram o aprofundamento dos poços destas últimas semanas. O objetivo deste novo poço é impulsionar por gravitação um maior volume de água na rede que distribui água aos moradores do bairro.

Para cumprir com essa meta, o poço terá 300m de profundidade inicial e vazão de vazão de 20 a 30 mil litros de água por hora. A autarquia informa que a nova instalação atenderá 187 habitações do bairro. O investimento inicial entre a indenização de desapropriação e o serviço de perfuração do poço será em torno de R$ 80 mil.

Cenário do abastecimento atual

O bairro João Favero é abastecido pelo reservatório médio das três caixas d’água que ficam localizadas próximas à Prefeitura, que tem capacidade de armazenamento de 1600m³/dia e fornece 1000m³/dia para o João Favero. “Este reservatório está localizado no mesmo nível do bairro João Favero e, devido ao grande aumento do consumo as residências localizadas mais equidistantes deste reservatório, alguns moradores sofrem com a falta de água em certos horários. Por esta razão será construído um novo poço na parte mais alta do bairro para suplementar o abastecimento no bairro”, explica procurador jurídico, Erismar Bastos.

Futuros investimentos

O Saeec informa que em breve aumentará a profundidade de mais dois poços no município, pois cerca de 37% da população é abastecida com águas subterrâneas. Além disso, a autarquia também informa investimentos futuros. “Já realizamos cerca de 95% das obras de limpeza do filtro da Estação de Tratamento de Água (ETA), cujo restante das obras será concluído em 12 de janeiro de 2021, uma vez que requer a paralisação da ETA por 24 horas. Com tal limpeza da ETA, não só melhoramos a vazão da estação, mas também a qualidade da água fornecida. Lembrando que está paralisação só será possível porque finalizamos a construção de um reservatório profundo de 400m³ que receberá água da ETA e será recalcada para as 03 caixas d’água localizadas próximas a Prefeitura”, informa Bastos.

A Procuradoria do Saeec obteve no dia 9 de dezembro a sentença com emissão da posse imediata em área oriunda de desapropriação para fins de utilidade pública no bairro do João Favero. O novo poço será perfurado próximo a rua José Benedito Rangel.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.