21/08/2018

Moradores reclamam de oscilação de energia em Engenheiro Coelho

Moradores acreditam que o problema tem prejudicado aparelhos domésticos

Da redação

Alguns moradores de Engenheiro Coelho têm reclamado da qualidade da energia elétrica da cidade. Segundo eles, o problema de oscilação no fornecimento da eletricidade tem prejudicado o funcionamento de aparelhos domésticos e, em alguns casos, até queimado os mesmos.

Eliza R. do Nascimento Schmitz é moradora do Jardim do Lago. Ela conta que, em menos de um mês, teve três lâmpadas queimadas em sua residência. “Usamos aquelas lâmpadas fluorescentes, que é muito difícil de queimar, mas não adiantou”, afirma Eliza. A moradora explica que já faz tempo que percebeu o problema. “Tem uns seis meses ou mais que a gente percebe essa oscilação dentro de casa”, ressalta.

Outra moradora que já teve problemas com os aparelhos domésticos é  Vania Cantão Pochmann. Ela pontua que já teve diversos aparelhos prejudicados por conta das oscilações. “Minha geladeira pifou recentemente, um tempo atrás também já perdi minha máquina de pão, irei acionar o seguro por ter perdido esses aparelhos”, exclama. A moradora relata ainda que, assim como Eliza, teve lâmpadas queimadas em sua residência.

O eletricista Adilson Krepski mora em Engenheiro Coelho há 12 anos. Ele conta que a oscilação se deve ao fato da população ter crescido em Engenheiro Coelho. “Tenho visto o crescimento da cidade e novas casas surgindo, todos eles utilizam energia elétrica, isso tem ocorrido em diversos lugares”, comenta o profissional. Krepski argumenta que uma atitude poderia ser feita para solucionar ou diminuir as oscilações. “Nós não temos uma subestação na cidade e dependemos do fornecimento de cidades vizinhas, caso houvesse uma [subestação], o problema iria diminuir”, explana.

O profissional, no entanto, não acredita que a culpa seja apenas da fornecedora de energia elétrica. Ele aponta que os moradores devem tomar certos cuidados ao fazerem suas instalações elétricas nas residências. “É comum vermos pessoas construindo casas pensando em economizar e, com isso, acabam comprando material de baixa qualidade. É importante chamar a visita de um profissional de qualidade para rever essas instalações”, comenta. Além disso, ele conta que a oscilação não deveria queimar equipamentos. “Os produtos saem de fábrica com uma tolerância para essas oscilações”, contrapõe.

Elektro falou sobre o assunto

A equipe de reportagem do Portal Coelhense procurou e Elektro para falar sobre as oscilações de energia e fez alguns questionamentos. Confira a resposta da distribuidora:

“Registramos um pique acidental no alimentador dos bairros mencionados no dia 12/08/2018 às 09h21min. Nossas equipes inspecionaram a rede e não localizaram a origem.

Fontes mais próximas às cargas são sempre interessantes, mas não eliminam as faltas transitórias, que são intrínsecas aos sistemas aéreos de distribuição.

Existem regras regulatórias que regem os investimentos das concessionárias de energia, de forma a garantir os melhores investimentos para os clientes. Atualmente, a subestação de Artur Nogueira, que alimenta a localidade de Engenheiro Coelho atende perfeitamente a carga que lhe é exigida. Um aumento na solicitação de consumo da região poderia exigir um investimento desse porte, mas isso não ocorre no momento.

Oscilações também podem ser oriundas de falhas na instalação interna das residências. Os clientes, após verificarem o perfeito estado das suas instalações internas, podem contatar a Elektro sempre que perceberem funcionamento anormal no fornecimento de energia”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.