20/07/2018

Mulheres de Engenheiro Coelho produzem toucas para crianças com câncer

Itens são levados para um hospital em Campinas (SP)

Da redação

Um grupo de mulheres de Engenheiro Coelho decidiram recentemente praticar a solidariedade. Procurando ajudar e dar algum conforto às crianças com câncer, elas começaram a fazer toucas de lã para os pequenos, que são enviados para um hospital de Campinas (SP).

Uma das participantes é a aposentada Tânia Martini. Ela conta que começou a participar este ano do projeto, e se sente feliz em ajudar. “É bom saber que estamos auxiliando de alguma maneira essas crianças, fazemos tudo com muito carinho e amor”, exclama. Além disso, ela explica que não há nada melhor do que ficar sabendo da alegria das crianças quando recebem as toucas. “A gente sabe que quem está passando por quimioterapia não tem cabelo, e as tocas alegram muito eles. O pessoal que vai no hospital entregar conta que eles ficam muito felizes. É algo que alegra e leva um pouco de conforto para as crianças”, comenta Tânia.

Claudete Ferreira Maz é professora da rede municipal. Ela explica que entrou no final de junho para o grupo. “Recebi o convite para participar e aceitei, é algo gratificante. Fico feliz em saber que estou podendo ajudar de alguma forma, deixando as crianças felizes”, afirma. A educadora pontua que o momento é oportuno para ela participar. “Por causa das férias escolares estou conseguindo produzir mais, usando esse período para fazer as toucas”.

Outra pessoa que ajuda nas confecções das toucas é Helenice Caetano Fávero. Voluntária da Apae de Engenheiro Coelho há 13 anos, Helenice já está acostumada a ajudar o próximo. Ela se diz feliz com o resultado das toucas. “É um projeto maravilhoso, a gente sabe que esse é um momento difícil para eles, então estou muito feliz de participar e poder ajudar”, exclama. Com um sentimento de profunda gratidão por todas as pessoas envolvidas, ela conta que esperava que pelo menos 30 toucas fossem confeccionadas, mas se surpreendeu com o resultado. “Enviamos 274 unidades, é uma alegria muito grande poder ajudar com esse pequeno gesto de solidariedade, é bom ajudar”, comenta Helenice.

Quem convidou as mulheres de Engenheiro Coelho para participar foi Isabel Cristina Fanocci de Almeida, moradora da cidade de Mogi Guaçu (SP). Foi ela quem idealizou o projeto após os problemas de saúde com filho. “Em 2011, meu filho teve um tumor raro no rim, apesar de ser maligno ele não precisou fazer quimioterapia. Nesse período fui conhecendo as lutas das famílias que também passavam por isso”.

O hospital para o qual são enviadas as toucas atendem aproximadamente 10 mil pacientes com câncer entre tratamento e acompanhamento. “Em 2016, organizei entrega de material escolar para as crianças, que passam por acompanhamento pedagógico dentro do hospital, foi nessa época que tive a ideia de fazer as toucas com tranças”, conta.

Em 2016, o grupo conseguiu entregar 466 unidades. Em 2017, foram 700 toucas e em 2018, já foram confeccionadas 1106 unidades. “Nossa meta para esse ano era ultrapassar mil unidades e conseguimos”, afirma Isabel.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.