06/12/2018

Natal de Engenheiro Coelho terá decoração sustentável

Projeto foi elaborado pela secretaria de Ação Social, em parceria com a Educação e outros setores do município

Michael Harteman

Quem passa pela praça central em Engenheiro Coelho já deve ter notado que ela está sendo enfeitada. O objetivo da prefeitura é decorar o local para enaltecer o clima natalino. Para tanto, cada enfeite foi construído com materiais recicláveis. A ação é denominada “Natal Espetacular” e foi elaborado pela secretaria de Ação Social, em parceria com a Educação e outros setores do município coelhense.

A secretária de Ação Social, Ana Clara Antônio, explica que o projeto surgiu de uma parceria entre o Fundo Social do município e o Governo do Estado. “Através da primeira dama, Daniela, firmamos um convênio para realizar o Natal Espetacular. Usamos garrafas pet e pneus para produzir os enfeites”, conta a secretaria. A produção dos enfeites foi realizada por pessoas que são atendidas pelo Paif (Programa de Atendimento Integral da Família).

O recolhimento dos materiais recicláveis começou em julho em uma ação conjunta entre a Ação Social e a secretaria de Educação. “Arrecadamos muitas garrafas, fizemos parceria com as escolas. E os alunos que mais contribuíram em tirar as garrafas do meio ambiente foram premiados”, comenta a educadora.

As crianças que conseguiram arrecadar mais material foram ao cinema nesta quarta-feira (5), com todos os valores custeados pela secretaria de Ação Social.

Ainda não se tem contabilizado a quantidade de material arrecadado pelos alunos, mas Ana Clara garante que foi muita coisa! “A quantidade de material foi tão grande que faltou mão de obra para utilizarmos tudo”, pontua.

No entanto, a experiência de ver as mulheres atendidas pela secretaria na confecção dos enfeites faz com que o destino do material não utilizado nesse Natal esteja certo. “Não vamos parar, nosso objetivo agora é fazer mais oficinas para fazer enfeites de páscoa no ano que vem. Também queremos que em 2019 toda a cidade seja enfeitada, e não apenas a praça”, exclama Ana Clara.

O trabalho atuou na conscientização de todos os envolvidos, no entanto, Ana Clara pede que a população também seja consciente com os enfeites da praça. “Em anos anteriores, quando fomos recolher os enfeites, encontramos vários deles quebrados, é muito triste, é preciso ter noção de pertencimento, os enfeites não são da prefeitura, são nossos”, cobra Ana Clara.

Contente pelo resultado de 2018, ela agradece a todos os envolvidos. “Agradeço muito ao prefeito Pedro Franco, a primeira dama Daniela Forner Franco de Oliveira, ao vereador Guinho, o pessoal do Caps, setor de Obras, o Jairo que está colocando os piscas e todo mundo que ajudou”, encerra a secretária.

A iluminação da praça está prevista para começar a funcionar na noite desta sexta-feira (7).

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.