31/05/2024

Nova vacina XBB contra a Covid-19 chega a Engenheiro Coelho

Cidade recebeu um lote inicial de 60 doses do novo imunizante. Vacinação é direcionada a grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, entre outros

Imunizante é desenvolvido pela fabricante Moderna (FOTO: PMEC)

Da redação

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na segunda-feira (27) a campanha de vacinação contra a Covid-19 com a vacina XBB, desenvolvida pela fabricante Moderna. A campanha se estenderá durante o mês de junho. A cidade recebeu um lote inicial de 60 doses do novo imunizante, que já está sendo administrado na rede pública de saúde.

A vacinação é direcionada a grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, imunocomprometidos, funcionários do sistema prisional, pessoas com comorbidades, jovens em medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua, privadas de liberdade, indígenas e quilombolas.

A vacinação ocorre na Sala de Vacina localizada na Rua Pastor Octávio Scholl, 103, no Centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os adultos que não fazem parte dos grupos prioritários só poderão receber a vacina XBB se nunca tiverem recebido nenhuma dose de qualquer outra vacina contra a Covid-19.

A vacina XBB foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 6 de março deste ano. Ela é eficaz contra a subvariante Ômicron XBB.1.5, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a cepa do vírus mais transmissível até o momento.

Pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidos devem tomar uma dose semestral. Os demais grupos prioritários devem tomar uma dose anual. Quem já recebeu outra vacina contra a Covid-19 em 2024 deve aguardar um intervalo de três meses antes de tomar a XBB. Crianças de seis meses a quatro anos que nunca foram vacinadas devem receber duas doses com um intervalo de quatro semanas, enquanto aquelas que receberam doses incompletas precisam completar o esquema vacinal.

……………………………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.