10/01/2020

Novos conselheiros tutelares de Engenheiro Coelho tomam posse nesta sexta-feira

Cerimônia acontece na Câmara Municipal

Da redação

Os cinco conselheiros tutelares, que foram eleitos durante votação em 2019, tomarão posse do cargo nesta sexta-feira (10). A cerimônia acontece na Câmara Municipal de Engenheiro Coelho, às 19h. Estes exercerão o cargo por quatro anos.

O pleito, que definiu os conselheiros, foi realizado com o apoio da Secretaria de Promoção Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O resultado foi conferido pelo Ministério Público de São Paulo.

Messias, o candidato mais votado na eleição do Conselho Tutelar, explica quais são seus objetivos iniciais. “De início desejo me reunir com os demais Conselheiros e discutir políticas de atuações eficazes com um atendimento respeitoso e de conscientização. Fomos eleitos na expectativa de que façamos o melhor por nossas crianças, adolescentes e familiares. Pretendo propor aos demais Conselheiros a possibilidade de juntos executarmos um intensivo de palestras nas escolas, e se possível com a presença dos responsáveis para que eles possam saber mais sobre as reais atribuições dos conselheiros Tutelares. Acredito que esse contato direto ajudará a quebrar o entendimento de que o conselho só serve para perseguir os pais”, afirma.

Além disso, Messias fala de sua preocupação com famílias que levam as crianças em ambientes não propícios para elas. “Proporei que juntos estudemos medidas educativas para que as mães e pais abandonem o hábito de levarem seus pequenos para os bares. Esse é um hábito prejudicial a integridade física e psíquica daqueles protegidos pelo ECA. Através do diálogo acredito que nossa equipe de Conselheiros desenvolverá um brilhante trabalho juntamento com a sociedade e com a equipe de profissionais dos órgãos públicos capacitados para atender essa público”, conclui.

Na ocasião, a população coelhense elegeu os seguintes nomes:

Confira o resultado:

1°: Messias: 601 votos

2º: Lene: 550 votos

3°: Sara: 505 votos

4°: Reinaldo: 439 votos

5°: Daniel: 438votos

1ª suplente: Priscila: 408 votos

2ª suplente: Mônica: 351 votos

3ª suplente: Tatiana: 301

4ª suplente: Marciela: 292

Estes ocuparão o cargo durante uma cerimônia nesta sexta-feira (10) . Os colocados da 6ª a 9ª posição serão suplentes.

O conselho tutelar

Os Conselhos Tutelares possuem diversas funções e buscam, principalmente, atuar na proteção das crianças e adolescentes por todos país. É um órgão público municipal, vinculado às prefeituras, de caráter permanente e possui independência para tomar decisões. O Conselho Tutelar não é um órgão assistencial ou de segurança pública, mas apenas responsável por zelar pelos direitos de crianças e adolescentes.

O objetivo central dos Conselhos Tutelares é atender crianças e adolescentes que possuem seus direitos básicos ameaçados por pessoas de seu convívio ou pelo próprio Estado. O objetivo final é desenvolver uma rede de colaboração entre diversos órgãos para que os direitos das crianças e adolescentes estejam sempre em primeiro lugar. Embora o Conselho Tutelar possa atuar junto a outros órgãos, as decisões são tomadas por ele de forma individual.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.