02/11/2018

Padre de Engenheiro Coelho reflete sobre dia de finados

Data deve levar fiéis ao Cemitério Primavera

Da redação 

O dia de finados é celebrado nesta sexta (2). Centenas de moradores católicos devem se dirigir até o cemitério durante este dia para visitar seus entes que já se foram. Uma missa será celebrada no Cemitério Primavera a partir das nove horas. O padre Reynaldo Melo conversou com a equipe de reportagem do Portal Coelhense sobre o significado da data.

Padre Reinaldo explica que essa é uma data muito importante para os fiéis católicos. “Quando oramos para os fiéis defuntos estamos pedindo para que as almas que se encontram aflitas e esperando consolo enquanto aguardam o momento de adentrar aos céus, eles possam encontrar o acalento e a paz que precisam”, explica o padre.

O padre também diz que o dia de finados deve servir de reflexão para as pessoas. “Todos nós estamos caminhando para a morte e, nesse sentido, não há diferença entre uma pessoa e outra, assim podemos viver melhor a fraternidade e o amor aqui neste mundo, vencendo toda a forma de divisão e desigualdade social”, complemente o pároco. O padre também afirma que espera os fiéis na solenidade que irá ocorrer no cemitério coelhense.

A eucaristia de dia de finados está prevista para se iniciar às nove horas.

Flores em Finados

Por serem a parte reprodutiva das plantas, as flores representam o recomeço e simbolizam o ciclo da vida. Por isso, o hábito de levar flores para homenagear os mortos: elas são uma forma de expressar amor, carinho e gratidão diante da lembrança da pessoa querida.

A tradição foi instituída pela Igreja Católica no Século X, e prega que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação.  Registrou-se que em 2 de novembro de 998, o abade Odilo de Cluny instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos.

A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical. Desde então, milhares de pessoas cumprem o ritual de ir aos cemitérios depositar flores nas lápides em memória dos que se foram ou para acender velas para iluminar –lhes o caminho.

Porém, esse tipo de culto aos mortos não é uma exclusividade do catolicismo. Quase todas as religiões, desde a pré-história, contam com um dia específico dedicado à memória dos mortos.

Finados em outras religiões

Os celtas, por exemplo, por acreditarem na continuação da vida após a morte, reuniam-se em suas casas no dia 1º de novembro para homenagear e evocar os que já partiram. Também para os espíritas, visitar o túmulo representa a exteriorização da lembrança de um ente querido, desde que realizada com boa intenção e sem que se prendam a manifestações de desespero. Mas, para eles, a homenagem pode ser feita em qualquer dia e em qualquer lugar – uma vez que o espírito não se encontra no cemitério – e será sempre recebida com prazer e alegria pelo espírito desencarnado.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.