20/11/2019

Papa anuncia novo bispo das igrejas Católicas de Engenheiro Coelho

A decisão do Papa foi anunciada pela Nunciatura Apostólica do Brasil; Diocese estava vacante desde maio

Henrique Oliveira

O Papa Francisco anunciou na manhã desta quarta-feira (20), o novo bispo da diocese de Limeira (SP). O novo bispo conduzirá as igrejas Católicas de Engenheiro Coelho.

O novo líder diocesano é o antigo bispo auxiliar de São Paulo dom José Roberto Fortes Palau. Com apenas 54 anos, dom Palau, foi ordenado bispo auxiliar de São Paulo ainda em 2014, já pelo papa Francisco. Atuou na cidade de São José Dos Campos (SP), no Vale do Paraíba. A diocese de Limeira estava vacante desde maio de 2019, quando dom Vilson Dias de Oliveira pediu sua renúncia ao cargo.

Dom José Roberto Fortes Palau, é nascido em Jacareí (SP) em 9 de abril de 1965. Foi ordenado sacerdote em 1993. É mestre em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade de Teologia Teresianum em Roma (Itália) e doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O novo bispo de Limeira foi reitor de seminários católicos, lecionando teologia em colégios católicos e para futuros padres. Além de ser pároco em várias comunidades na região do Vale do Paraíba. É a primeira vez que dom José Roberto comanda uma diocese como a de Limeira.

O novo bispo comandará as 16 cidades que fazem parte da Diocese de Limeira, como Engenheiro Coelho e Artur Nogueira e Cosmópolis. A posse de Dom José Roberto Fortes Palau, como 6° Bispo Diocesano de Limeira, em local a ser definido e divulgado em breve, acontece dia 20 de janeiro de 2020.

O padre Julio Barbado, Vigário geral da diocese, emitiu uma nota de acolhida ao novo bispo:

Exmo. Revmo. Dom José Roberto Fortes Palau
“O Senhor é meu pastor, nada me falta”

A Diocese de Limeira se enche de alegria com vossa nomeação como bispo diocesano dessa Igreja Particular e agradece ao Santo Padre esta nova missão que a Igreja lhe pede e que o Espírito Santo o envia. Expressamos nossas felicitações e orações ao senhor neste significativo momento em sua vida eclesial, que marca o início de seu Ministério Episcopal nessa Igreja Particular de Limeira.

Desejamos que o seu pastoreio seja abençoado e que o trabalho ao lado de seu rebanho lhe traga muitas alegrias. “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15). Os bons frutos colhidos durante o exercício de seu Ministério Episcopal como bispo auxiliar de São Paulo o trouxe para essa nova missão, fortalecendo as expectativas de que seu ministério será frutuoso nas realizações em favor da Igreja e do Povo de Deus confiado ao senhor.

Que possamos percorrer juntos esta caminhada com alegria, coragem e entusiasmo na unidade e na comunhão com o Senhor que é nosso Pastor. Que Nossa Senhora das Dores, padroeira da Diocese de Limeira, interceda junto a Deus e lhe conceda o feliz cumprimento da sua missão. Nesta oportunidade, agradecemos também ao nosso Administrador Apostólico – Dom Orlando Brandes, pelo incansável esforço e zelo com a Diocese de Limeira neste período de transição. Em Cristo.

Pe. Júlio Barbado
Vigário-geral da Diocese de Limeira  

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.