23/06/2019

Pequenos negócios de Engenheiro Coelho ajudam impulsionar economia regional

60% das vagas de emprego são geradas de pequenas empresas

Da redação

Engenheiro Coelho é uma das 17 cidades da Região Metropolitana de Campinas (SP) no Mapa do Turismo Brasileiro. Um levantamento do Observatório PUC-Campinas mostra que o turismo é responsável por 5,3% dos empregos gerados nesses municípios, e aponta que são os pequenos negócios que impulsionam o setor.

Ainda segundo o levantamento, 60% das vagas geradas são de pequenas empresas, portanto, os empresários locais têm um importante papel na economia regional. O estudo da economista Eliane Navarro Rosandiski diz que 12% dos postos de trabalho são gerados por empreendedores individuais, e 48% por microempresários, em empresas com até quatro funcionários. Empreendimentos com mais de 20 colaboradores respondem a 7% da fatia de distribuição de vagas formais na RMC.

Engenheiro Coelho se encaixa na modalidade turística por contemplar trilhos e trilhas da Baixa Mogiana assim como Artur Nogueira (SP), Cosmópolis (SP) e Paulínia (SP). No entanto, o município coelhense não é destaque em Estância Turística. De acordo com o estudo, dos municípios da RMC destacam-se Holambra (SP) Morungaba (SP) e Pedreira (SP).

Vale ressaltar que Engenheiro Coelho apresentou alta no número de contratações ligadas ao setor de Turismo em relação aos períodos de 2017 e 2018. O número de desligamentos foi menor. Os dados foram levantados pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e divulgados recentemente pelo Observatório Metropolitano de Indicadores (OMI) da RMC. Conforme o relatório, o município coelhense teve 58 admissões ligadas a serviços dos subsetores de alojamento, alimentação, reparação e manutenção no campo do Turismo.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.