02/09/2018

População de Engenheiro Coelho é a segunda que mais cresce na RMC

Dado foi compartilhado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Da redação

A população de Engenheiro Coelho cresceu 45,8% nos últimos dez anos. O dado foi compartilhado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e revela que o município coelhense apresentou o segundo maior percentual da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O maior crescimento foi de Holambra (SP) com 46,50% e o menor, Morungaba (SP) que teve apenas 3,5% de aumento.

Em 2008, a cidade contabilizava 13.914 munícipes. Uma década depois, o número subiu para 20.284 habitantes. As estimativas da população residente para os municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2018, foram calculadas com base na Projeção de População (Revisão 2018) divulgada em 25 de julho de 2018.

De acordo com o IBGE, as estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. A RMC cresceu 17,4% na década, passando de 2.745.742 para 3.224.443 moradores.

Procedimento matemático

As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

Confira tabela de crescimento populacional da RMC:

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.