14/07/2018

Prazo vence e família continua sem energia elétrica em Engenheiro Coelho

Elektro deu nova data para a instalação

Michael Harteman

Em abril de 2018, o Portal Coelhense contou a história de Raquel Nunes da Silva, que vivia em uma região rural de Engenheiro Coelho e não tinha energia elétrica. A Elektro, responsável pela ligação de energia no local, havia informado que até o final do mês de junho o problema já estaria resolvido. Mas não foi o que aconteceu. Até o momento, a moradora continua vivenciando as dificuldades da falta de Energia elétrica.

Raquel mora no Bairro do Taperão, região rural de Engenheiro Coelho. Da janela da chácara, construída com muito esforço, ela pode ver imensas torres de alta tensão. A ironia da vista é que a família não recebe energia elétrica em sua residência, mesmo com os sucessivos pedidos à companhia elétrica. A munícipe já havia recebido diversas previsões de instalação. Uma delas dizia que a energia chegaria no local apenas no início de 2019. Após a reportagem de abril, o prazo mudou para o final do mês passado.

A moradora conta que o espaço foi cedido pelo irmão do marido. “Fizemos investimento aqui, vendemos carro para construir”, exclama. As instalações previam um ambiente iluminado, refletores foram colocados do lado de fora da residência e diversas lâmpadas deixariam a casa bastante iluminada em seu interior. “Nós queríamos uma chácara cheia de luz, mas agora temos que viver no escuro total”, lamenta a moradora.

Tudo está pronto para a instalação da energia elétrica

Raquel afirma que entrou em contato com a Elektro após o não cumprimento do prazo. “Eles me disseram que a obra ainda não havia sido concluída, mas já têm vários dias que a obra já está pronta, cheguei a falar com o pessoal da empresa que trabalhou aqui, eles me disseram que já estava tudo pronto e que iriam dar baixa e que uma vistoria seria feita”, conta. Além disso, ela afirma que cada vez que ligava na empresa, ouvia uma explicação diferente. “Uma falou que a obra não estava concluída, que ia demorar mais 45 dias. Eu vejo os fios passando na frente de casa e eles não fazem a instalação”, pontua.

Segundo a moradora, o cunhado já havia feito o pedido para a instalação de energia elétrica há mais de um ano, junto a Elektro, empresa responsável pelos serviços em Engenheiro Coelho. “Recentemente, eles vieram aqui e disseram que uma árvore atrapalhava a instalação, e que alguns galhos deveriam ser cortados, pediram para gente resolver isso”, relembra Raquel, que precisou conversar com uma vizinha para fazer o corte dos galhos.

Sem eletricidade

A munícipe fala sobre as dificuldades de viver sem eletricidade. “É muito complicado, é uma escuridão total, não temos como fazer a geladeira funcionar, usamos uma caixa com gelo”, afirma. Até uma solução provisória encontrada pela família não teve um final feliz. “Compramos um gerador para usarmos por algumas horas do dia, já que ele gasta combustível e fica caro. Mas recentemente esse aparelho foi roubado”, exclama.

Outro desconforto está no momento de repousar. “À noite temos passado muito calor, aí precisamos abrir as janelas, porém, entra pernilongos, temos usado muito repelente”. Com tantas dificuldades, Raquel acredita que terá que se mudar. “Construímos com muito carinho, mas o jeito vai ser voltar para cidade e pagar aluguel, esperar até a eletricidade chegar”, comenta.

Com o problema, ela precisou se mudar com a família para Artur Nogueira. “Precisei matricular minha filha na escola de lá, foi um transtorno”, conta. Confiando que o prazo da Elektro seria cumprido, Raquel voltou para a casa em Engenheiro Coelho. “Aproveitei as férias da minha filha e corri atrás da transferência dela, mas até agora, nada”.

Elektro

O Portal Coelhense entrou em contato com a Elektro e perguntou quais os motivos do atraso e qual o novo prazo para a instalação elétrica. Confira a resposta da concessionária, na íntegra:

“Com relação à extensão da rede em Engenho Coelho, a Elektro informa que concluiu a obra dentro do prazo estipulado em projeto. A concessionária informa, ainda, que deve realizar a ligação de energia da cliente até o dia 19 de julho, desde que o padrão de entrada de energia, de responsabilidade da proprietária, esteja dentro dos padrões técnicos determinados”.

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