10/08/2017

Prefeito busca implantação de Etec em Engenheiro Coelho

Da redação Engenheiro Coelho poderá contar com uma classe descentralizada de uma Escola Técnica Estadual (Etec). A busca pela implantação da unidade no município surgiu após uma audiência entre o prefeito Pedro Franco (PMDB) e o vice-governador de São Paulo (SP) Márcio França (PSB), no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (7). A iniciativa contemplará todos os moradores […]

Da redação

Engenheiro Coelho poderá contar com uma classe descentralizada de uma Escola Técnica Estadual (Etec). A busca pela implantação da unidade no município surgiu após uma audiência entre o prefeito Pedro Franco (PMDB) e o vice-governador de São Paulo (SP) Márcio França (PSB), no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (7). A iniciativa contemplará todos os moradores da cidade.

Caso a medida seja implantada nas próximas semanas, os interessados poderão se candidatar a três setores: agropecuário, serviços e industrial. Segundo a Assessoria da Prefeitura, após estudos, foi detectado que a área que mais vem sofrendo com demissões é a industrial. Por isso, o chefe do Executivo determinou que fosse feito contato com diversas empresas para identificar o maior déficit, que – segundo o levantamento – é no setor da mecânica.

Segundo o prefeito Pedro Franco (PMDB), é de fundamental importância capacitar a população para o mercado de trabalho. “É importante que o coelhense esteja preparado para as vagas de emprego, principalmente porque estamos trabalhando muito para atrair novas empresas, como por exemplo, divulgando o município no site da InvesteSP, agência responsável por atrair investimentos no Estado”, justifica.

Geralmente, as classes descentralizadas incluem cursos gratuitos. Para tanto, no caso de Engenheiro Coelho, o intuito é firmar uma parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). As aulas devem ser ministradas, à princípio, na EMEF Eliza Franco de Oliveira, onde já funcionam as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escolha se deve principalmente pelo local possuir biblioteca e laboratório à disposição.

O pedido junto ao Governo do Estado será analisado, porém Engenheiro Coelho atende a requisitos, como possuir mais de 10 mil habitantes, estar a 50 km de uma Etec, dispor de um prédio com 300 m², com biblioteca, laboratório de informática, etc. Dessa forma, o Executivo se mostra confiante. “Preenchemos todas as exigências”, afirma por meio da Assessoria.

O objetivo – de acordo com a Prefeitura – é capacitar tanto na parte técnica (classe descentralizada), quanto no Ensino Superior através da Univesp. Além disso, a motivação do programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação é “ampliar a oferta de profissionais para o setor produtivo, estimulando a geração de emprego e renda em consonância com o desenvolvimento econômico regional”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.