08/04/2020

Prefeito de Engenheiro Coelho anuncia novas medidas em combate ao coronavírus

Comerciantes com alvarás suspensos poderão retornar suas atividades

Isabella Anunciação

O prefeito de Engenheiro Coelho, Pedro Franco (MDB), publicou um vídeo pelo Facebook da Prefeitura anunciando novas medidas referente à prevenção e combate ao covid-19. Em seu depoimento, ele anunciou a prorrogação do decreto que previa a duração da quarenta até a última segunda-feira (6), a estendendo até o dia 22, e falou sobre como alguns comerciantes com alvarás suspensos poderão retornar às suas atividades.

O prefeito iniciou seu depoimento agradecendo a equipe de saúde por estarem a frente combatendo o coronavírus, e também aos outros profissionais do município que continuam trabalhando. Em seguida, comunicou a prorrogação até o dia 22 de abril do decreto que dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais, referente à prevenção e combate ao novo coronavírus. “Para os comércios que estão determinados a funcionar, peço que olhem com atenção algumas novas normas do decreto, como: deixar um funcionário preparado para entregar álcool gel e máscara a quem adentrar o estabelecimento”, foi um dos pedidos prefeito.

Além de anunciar uma das novas exigências, o prefeito também instruiu como alguns comerciantes que estão com alvarás suspensos poderão retornar suas atividades. Para haver essa exceção, a empresa precisará montar um plano de trabalho que conste como as pessoas terão segurança dentro do estabelecimento, tanto para não transmitir, quanto para não ser infectado pelo vírus.

Depois que o plano de ação estiver pronto, é preciso entrar em contato com o diretor de vigilância em Saúde, David Forner, via e-mail ([email protected]) ou pelo telefone 19 3857-9889 para o projeto ser analisado. “Além da segurança, também nos preocupamos com a questão financeira, pois sabemos que existem despesas a serem pagas. Por isso, estamos tentando dessa forma para que não haja esse problema também”, afirma. Ele reitera que o comerciante precisa enviar a solicitação e que após a avaliação, será feita a exceção.

De acordo com o decreto, ficam suspensos os alvarás de funcionamento de todo comércio local, excluindo-se apenas os estabelecimentos essenciais, quais sejam: postos de gasolina, supermercados, farmácias, agropecuárias, açougues, padarias, restaurantes, Instituições Financeiras, Casa Lotérica, entre outros. Em relação às padarias e restaurantes, deverão se organizar para manterem o ambiente rigorosamente higienizado, cumprindo todas as orientações de vigilância sanitária recentemente e amplamente divulgada pelo Governo Federal, Ministério da Saúde, OMS e Município no combate à propagação do COVID-19, bem como, estão proibidos de deixarem os clientes se alimentarem ou permanecerem no estabelecimento.

Nesta nova fase, os estabelecimentos essenciais que permanecerem abertos terão obrigatoriamente que fornecer máscaras de higiene, bem como deixar um frasco de álcool em gel à disposição de seus clientes e colaboradores.
Outra determinação diz respeito ao controle do fluxo de pessoas no interior das lojas. As empresas deverão liberar o acesso de 1 pessoa a cada 5 m² de espaço interno. Os comércios que não se enquadram como essenciais poderão funcionar, desde que apresentem um plano de trabalho, contendo horário de funcionamento, as medidas de segurança que serão adotadas, o número de colaboradores que atuarão atendendo clientes, o seu espaço interno, bem como outras informações pertinentes.

Os comerciantes que não cumprirem fielmente este decreto estarão sujeitos à multa de R$ 1.000,00 (um mil reais) a diária, podendo ainda, terem seus alvarás cassados.
O Decreto proíbe ainda aglomerações em todo o território do município, ficando destinado o fiel cumprimento desta medida à Guarda Civil Municipal de Engenheiro Coelho e a Polícia Militar.

Em Engenheiro Coelho não tem em nenhum caso confirmado de coronavírus. Para Pedro Franco, isso não é motivo de finalizar a quarentena. “Para mim, o pior perigo é quando se perde o medo. Por que sem ele o indivíduo acredita que nada de mal vai lhe acontecer”, considera. “Temos orientações da Organização Mundial da Saúde que mostram a necessidade de ter esse isolamento social. Vamos unir e ter a consciência de ficarmos o mais isolado possível”, complementa enfatizando à população que se previna.

No vídeo publicado, ele também expõe as dificuldades de atendimento médio da região. “Engenheiro Coelho faz parte do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Limeira. A cidade está formando alguns leitos na humanitária, mas é um número muito pequeno em relação ao seu município e a todas as cidades que pertencem ao mesmo DRS”, pondera.

Por fim, Pedro Franco agradeceu aos munícipes que entenderam que procura pelo sistema público de saúde deve acontecer apenas em estado de emergência. “Isso faz com que diminua a propagação dos vírus também”, diz. Ele também agradeceu a compreensão dos pastores e o padre por suspenderam os encontros religiosos. Segundo o prefeito, o objetivo é fazer com que a cidade tenha o mínimo de contaminados possível.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.