Prefeitura de Engenheiro Coelho justifica falta d’água no Universitários após novos problemas
Em nota, Executivo destacou obras na região; justificativa vem após pressão da comunidade
Da redação
A Prefeitura de Engenheiro Coelho divulgou, por meio de redes sociais, uma atualização sobre o abastecimento do bairro Universitários. A nota destaca duas obras pensadas para solucionar os problemas no recebimento de água.
Uma delas é uma adutora que conecta o poço artesiano do loteamento Recanto Tropical ao bairro Universitários. Segundo a prefeitura, a obra, inaugurada há dois meses, “tem contribuído para o abastecimento de água da região”.
Sobre o novo poço artesiano do bairro, que possui capacidade de 33 mil litros por hora, ainda não começou a funcionar. “Aguarda apenas a conclusão do processo de licitação do conjunto de bomba e da instalação elétrica para entrar em operação e reforçar o sistema de abastecimento”, justifica a nota.
O esclarecimento vem após algumas pressões ao Executivo. Na última quinta-feira (07), os vereadores Washington Wagner Lopes (PODEMOS), José Jorge dos Santos (PODEMOS) e Flávia Guimarães Lima (PL) enviaram à Câmara um ofício solicitando informações sobre o abastecimento do local.
↳ Segundo o documento, a falta d’água, intensificada pelo período chuvoso, tem causado “sérios transtornos” a moradores e comerciantes do bairro. O ofício aponta que as reclamações partiram da população.
As reclamações dos moradores também foram parar no portal de notícias “G1”. Até a publicação da reportagem do portal, na última sexta-feira (08), alguns moradores estavam há pelo menos três dias sem água.
Em nota, a prefeitura justificou que o problema foi causado por falta de energia no poço ligado ao reservatório de água da região. Segundo o Executivo, a responsabilidade pelo fornecimento de energia à região foi passada por meio de decreto ao Serviço de Água e Esgoto de Engenheiro Coelho (Saeec). Antes, era do loteador local.
A questão não é nova para quem vive no bairro.
↳ Em reportagem sobre falta d’água no Universitários publicada em maio pelo Portal Coelhense, a estudante Beatriz Melo, 23, residente do local, relatou que os moradores não recebem qualquer assistência emergencial durante os períodos em que falta água e que, em vez disso, compartilham informações entre si para colaborar com a comunidade.
Ela contou que os moradores têm um grupo da vizinhança no WhatsApp específico para avisar uns aos outros quando falta abastecimento, onde também recebem alertas dos profissionais de saneamento do bairro.
Estes alertas são avisos dos locais onde há falta de água e explicações dos motivos para a pausa. “A gente tem algumas pessoas que cuidam dessa questão da água e falam ‘Aconteceu algum problema na bomba, um cano quebrou’, sabe?”, explica. “Mas não é dizer que ‘faltou água e vamos dar um jeito’. É ‘faltou água e vamos tentar resolver o mais rápido que a gente pode, mas se virem’”.
…………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.