22/10/2017

Presidente relembra história do Clube São Pedro em Engenheiro Coelho

Clube completou 40 anos em 2017

Nathália Lima/Michael Harteman

O Clube Recreativo São Pedro, com 40 anos recém completados, faz parte da tradição de Engenheiro Coelho. Em uma cidade em que a maioria das pessoas se conhecem, o clube atua como um forte instrumento social. O ambiente, bastante familiar, promove longas conversas e momentos de descontração para crianças, adultos e idosos. A equipe do Portal Coelhense conversou com Sandro Oliveira, mais conhecido como Baroni, atual presidente do clube.

Baroni nasceu e cresceu em Engenheiro Coelho. Há muitos anos trabalha pela prefeitura e é um especialista em fazer amizades, seja jogando futebol ou numa disputa de baralho. Assíduo frequentador do Clube Recreativo São Pedro, ele conta que se tornar presidente foi algo natural, devido ao grande número de amigos e à relação que tinha com o clube. Durante a conversa, Baroni também falou sobre a situação do clube, desafios e projetos. Acompanhe  a entrevista completa com Sandro Oliveira.

Sandro, você é mais conhecido em Engenheiro Coelho como Baroni, de onde surgiu esse apelido? O apelido Baroni veio por que sempre joguei muito futebol e, no Palmeiras, tinha um jogador chamado baroninho, e como eu sou palmeirense esse apelido pegou. Sempre gostei muito de futebol e começaram a me chamar de Baroni.

Qual a sua trajetória antes de chegar à presidência do clube? Sou nascido em Engenheiro Coelho e minha família toda é daqui, cresci nessa cidade e também vi ela crescer. Sempre trabalhei em cargo público e fui vereador entre os anos de 1997 e 2000. Depois disso, segui trabalhando pela prefeitura, desde a emancipação política, já são 25 anos.

Como surgiu a ideia de se tornar presidente do clube? Eu cheguei a presidência de maneira muito natural, sempre estava por aqui jogando baralho e bocha, conhecia muita gente. A gestão anterior já estava há dois anos no clube, no fim do mandato, e me sugeriu que eu me candidatasse, a eleição é feita por uma votação das pessoas conveniadas ao clube.

Como funciona o processo de votação? Todos têm direito a voto? Nós temos dois tipos de sócios. O primeiro é o patrimonial, é aquele que adquiri uma cota da sociedade, esse tem direito a voto e a entrar com a família e filhos até 18 anos. O segundo tipo de sócio é aquele que é empresarial. Esses sócios são os que vem através das empresas, atualmente temos convênio com seis empresas e com a prefeitura, esse sócio recebe um título, mas eles não têm direito a voto. Os donos do clube são os sócios patrimoniais e são eles que definem a presidência.

O clube é uma tradição em engenheiro. Como é fazer parte dessa de uma história tão longa como a do Clube Recreativo São Pedro? É muito gratificante. Em toda minha vida eu sempre tive um bom relacionamento com as pessoas, seja crianças, adultos ou pessoas de idade, sempre gostei de fazer amizade. Tem sido maravilhoso levar esse projeto. Estou na presidência desde janeiro e levando o projeto em frente. O clube tem 40 anos, é muito tempo e é participar da vida de muita gente.

O que sua gestão tem feito para as pessoas conveniadas e quais as melhorias estão programadas? O clube hoje tem poucos associados. Quando assumimos nos deparamos com muitas dívidas e hoje estamos tentando resolver essa situação, organizar as contas e em seguida vermos o que poderemos fazer. Nossa intenção é colocar um toboágua, uma sauna, mas são coisas que não dá para fazer agora. Nós atualmente temos 5 funcionários, a folha de pagamento é de aproximadamente 7 mil reais e a arrecadação de 9 mil, ou seja, não tem muito o que fazer. Estamos tentando arrecadar dinheiro com alguns bingos e bailes. A ideia é restaurar coisas que não tem mais. Os bailes, por exemplo, estamos trazendo de volta. Recentemente fizemos uma festa em comemoração aos 40 anos de clube, reunimos cerca de 300 pessoas, onde fizemos uma homenagem aos ex-presidentes. Outra novidade é que no mês de setembro inauguramos uma nova piscina.

As dívidas tem alguma relação com o terreno onde o clube se encontra? Esse terreno foi doado para a associação, que é sem fins lucrativos. Foi um terreno doado pela família Forner para a construção do clube e, por esse motivo, não temos dívidas relacionadas a terreno, ele é do clube, e isso já nos ajuda bastante.

Quantos presidentes já tiveram no clube? Eu sou o decimo quarto presidente. O primeiro ficou 6 anos, outros ficaram 4. Desde 1977, quando o clube surgiu, se iniciaram as eleições.

O clube tem sócios em quais municípios? Nossos sócios são mais locais, aqui de Engenheiro Coelho. Alguns sócios dos municípios vizinhos são mais pelos convênios com empresas, mas o nosso público é mais de Engenheiro e isso reforça a tradição local que temos aqui.

O que você diria para o morador de Engenheiro Coelho que não é associado ao clube? Convido essas pessoas para fazer parte desse clube. Aqui somos uma família, todo mundo se conhece. A família pode frequentar com tranquilidade, deixar seus filhos aqui, por isso chamamos a família coelhense para participar. Não temos muitas opções de lazer em engenheiro, o clube é um centro de lazer. Trabalhamos com muito carinho, fazemos esse serviço por que gostamos, hoje é difícil achar alguém que aceite esse serviço, nossas famílias frequentam alí. É um clube bem localizado e com potencial para crescer.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.