03/02/2021

Raio assusta mulher em Engenheiro Coelho

Ela registrou em vídeo o exato momento da descarga elétrica

Da redação

Uma moradora do bairro Cidade Universitária assustou ao registrar em vídeo no instante que um caio cortou o céu do município. O momento aconteceu nesta terça-feira (02) em que o fim de tarde foi marcado por pancada de chuva com raios.

Mayelle Vitória Corrêa da Silva relata que estava fazendo um vídeo para uma amiga e ao iniciar a gravação registrou o fenômeno sem querer. “Estava conversando com amigos e disse que estava chovendo, e fui gravar a chuva que estava caindo, quando fui na porta e comecei a gravar, no mesmo momento caiu aquele raio, quase caí dura com o susto, mas eu achei lindo, nem acreditei que consegui registrar, apesar do medo”, descreve.

A chuva com raios começou por volta das 17h e foi até por volta das 23h, segundo Silva.

Formação de um raio

A formação de um raio ocorre de forma rápida e violenta. Essa formação se dá a partir da grande diferença de potencial entre as cargas, positivas e negativas, entre nuvens e o solo ou até mesmo entre nuvens, e quando o campo elétrico de uma nuvem supera o limite de capacidade dielétrica do ar atmosférico, que normalmente varia entre 10000 volts/cm e 30000 volts/cm, dependendo das condições locais. O ar que está entre as cargas, ao se ionizar, torna-se condutor, permitindo assim que ocorra uma forte descarga elétrica. Devido a essa forte ionização do ar que está entre as cargas elétricas em movimento é que ocorrem os chamados relâmpagos, que é a parte visual de um raio. A parte sonora ocorre em virtude do aquecimento brusco e da rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através do trovão, parte sonora. Sendo assim, relâmpago e trovão são conceitos diferentes, mas que tem origem no mesmo fenômeno, o raio.

Fonte: Brasil Escola

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.