02/06/2017

Ranking classifica administração de Engenheiro Coelho como ‘Efetiva’

Município foi pontuado com nota B em 2015 pelo Tribunal de Contas

Da redação

A administração de Engenheiro Coelho recebeu nota B (Efetiva) através de um ranking de Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). O levantamento foi feito por mais de 20 Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) com base em sete indicadores avaliados em 2015.

O indicador nacional é considerado o maior estudo de gestão pública do país, permitindo aos Tribunais – seguindo uma mesma metodologia – comparar efetividade e resultados de políticas públicas, e – à sociedade – conhecer a realidade da gestão municipal.

prefeitura-1496334512

De acordo com dados do Anuário 2016, Sebastião Helvecio, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) diz que “a valiosa ferramenta parte de 7 dimensões e 143 quesitos de avaliação e permite a mensuração dos serviços públicos e da efetividade de políticas públicas, a medição da qualidade dos gastos e dos investimentos realizados”.

A apresentação dos resultados do IEGM Brasil, segundo o presidente, servirá tanto aos prefeitos e vereadores quanto aos munícipes, pois possibilita a aferição de resultados, correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento, favorecendo o controle social ao evidenciar a correspondência entre as ações dos governos municipais e as exigências da sociedade; além de contribuir para o aperfeiçoamento da ação fiscalizatória dos Tribunais de Contas.

Para chegar a este resultado, o IEGM avaliou indicadores nas áreas da Saúde, Educação, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades (mede o grau de envolvimento do planejamento do município na proteção dos cidadãos diante de possíveis desastres) e Governança em Tecnologia da Informação.

Confira a tabela abaixo:

Ano SaúdeEducação PlanejamentoGestão FiscalMeio AmbienteCidades Gov - TIIEGM
2014BB+CBBB+C+B
2015BB+CB+C+BCB

A avaliação referente a 2015 traz algumas mudanças da que foi vista no ano anterior. Enquanto a avaliação para as áreas de Gestão Fiscal e Governança em TI subiram, as avaliações nos setores de Meio Ambiente e Cidades ficaram pelo menos uma classificação abaixo do comparativo com o ano de 2014.

Prefeitura

Segundo o secretário de Administração e Finanças, Renato Chinaglia, que também trabalhava no cargo durante o ano de 2015, a nota alcançada deve ser comemorada pela gestão municipal. “A Prefeitura vê essa nota como boa, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelo país e que tem uma influência significativa nas ações, e que planejamentos já estão sendo feitos para os próximos anos”, explica. “Em todas as áreas, há uma proposta de aperfeiçoamento específicas, como por exemplo, atualização da legislação, implantação de novos programas e a contratação de novos profissionais, dependendo apenas de dotação orçamentária”, analisa o secretário.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.