09/06/2017

Representantes de Engenheiro Coelho participam de palestra sobre resíduo sólido  

Encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (9)

Da redação

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab) realizou nesta sexta-feira (9), em Holambra (SP), o seminário sobre Gestão de Resíduos voltado a gestores públicos, agentes políticos e servidores. Representantes de Engenheiro Coelho (SP) marcaram presença no encontro, dentre eles, o secretário de Meio Ambiente, Eliomar Bastos. O evento aconteceu no Salão da Terceira Idade e diversas cidades da região enviaram representantes para acompanhar as palestrar. O Consórcio também ofertou mini cursos gratuitos de fabricação de sabão a partir de óleo de cozinha e instalação de horta vertical domiciliar.

“Falei com o governador essa semana e falei que nós temos que trabalhar em conjunto para resolver os problemas do resíduo sólidos”, pontuou o presidente do Consab e prefeito de Holambra, Dr. Fernando Fiori de Godoy (PTB). Ele defendeu que as mudanças precisam ser integradas entre as cidades do Consórcio uma vez que este problema não é local. Segundo ele, uma das formas de concretizar isso é fortalecendo o Consab.

O Coordenador Geral do Consab, Dimas Starnini, adotou um tom alarmante quanto a esta temática. “Se há alguns anos nós tivemos problemas hídricos nos nossos reservatório, futuramente, nós teremos sérios problemas de destinação dos resíduos sólidos”, supôs Starnini.

A abertura do evento foi feita pelo anfitrião, Fernando Godoy (PTB), atual presidente do consórcio. Ele elencou e teceu comentários positivos quanto aos trabalhos desenvolvidos pelo Consab.

Em seguida, o seminário ofereceu palestras com profissionais e pesquisadores da área – entre eles, Carlos Roberto de Oliveira, representante da Ares-PCJ, Alessandro Sanches Pereira, pesquisador, e Julia Grunwald e Victor Hugo Argentino, do projeto Morada da Floresta.

Entre os temas abordados estarão a regulação dos serviços públicos de resíduos sólidos, governança e recuperação energética de resíduos sólidos, compostagem, saneamento ambiental e agricultura sustentável.

O Consab atua nos municípios de Artur Nogueira (SP), Holambra (SP), Jaguariúna (SP), Cosmópolis (SP), Conchal (SP), Cordeirópolis (SP) e Engenheiro Coelho.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.