16/08/2020

SAEEC terá serviço em plataforma digital

Autarquia pretende disponibilizar aplicativo do órgão em 2021

Isabella Anunciação

Moradores de Engenheiro Coelho poderão fazer reclamações e solicitações de atendimento por aplicativo do Serviço de Água e Esgoto (SAEEC). A ação de recadastramento dos usuários do serviço, que teve início no dia 30 de junho, objetiva atualizar os dados dos munícipes para a nova plataforma digital.

O SAEEC pretende lançar em 2021 um aplicativo visando facilitar o atendimento para o cliente. Para isso, a autarquia começou a recadastrar os dados dos usuários no final de junho. “ Nossa meta é que até ao final do ano, a gente consiga terminar esse recadastramento. Para que em 2021 já possamos ter o uso do aplicativo”, afirma o procurador jurídico do SAEEC, Erismar Bastos.

O processo de recadastramento tem duas fases. A primeira é passar os dados antigos dos usuários para um novo sistema e depois ser conferido em loco pelo técnico do órgão. “Nós compramos um notebook adequado para o técnico fazer isso em campo. Ele atualizar as informações que já temos para incluir nesse novo laptop, porque ele vai buscar informação no local e já ter uma prévia lá. Assim, ele vai conferir ou modificar em loco ”, informa.

O funcionário que fará esta atualização estará devidamente identificado e uniformizado. A colaboração da população para esta pesquisa é crucial para o controle do órgão e também para o lançamento do aplicativo em 2021.

“Cada imóvel tem a sua particularidade, nós temos o problema de quando o hidrômetro fica dentro da casa e a pessoa não deixa entrar ou a pessoa não que conversar com a gente, então temos algumas intercorrências. Não temos um percentual de termino ainda, mas nossa meta é terminara o cadastro até o final deste ano”, explica.

Por essa razão, o órgão espera que as pessoas compreendam, “porque o objetivo é a gente ter uma plataforma digital onde a própria pessoa poderá fazer reclamação do próprio celular e solicitação de serviço. Ela vai ser a maior beneficiada”, complementa.

O procurador jurídico informa que a pessoa que não permitir ser entrevistada pelo técnico, será notificada, com 30 dias de antecedência, para comparecer ao órgão e atualizar o cadastro, sob pena que a partir do momento que ela não atualizar, poderá sofrer as sanções decorrente do corte de fornecimento de água.

De acordo com a autarquia, serão visitadas 4705 ligações, entre residenciais, comerciais e industriais.

Funcionamento do aplicativo

Elaborado toda a base com os dados do cliente, o contribuinte vai poder solicitar todo tipo de serviço, desde a uma simples ligação a um reparo no cavalete ou um entupimento. “Tudo o que for do nosso serviço ele vai poder solicitar, vai poder acessar histórico de consumo, portal de transparência e também ter acesso aos gastos em dinheiro do SAAEC”, esclarece Erismar.

O contribuinte da conta poderá fotografar um problema de esgoto, por exemplo, e enviar pelo aplicativo solicitando o serviço. Feito isso, a plataforma vai enviar o número de protocolo via SMS, assim, será possível acompanhar o andamento do caso. “O aplicativo vai agilizar a vida do cliente. Para fazer qualquer reclamação, ao invés de ir no órgão, ela poderá fazer do próprio celular”, afirma.

Além de facilitar o atendimento com o usuário, a plataforma digital vai abranger o controle técnico da autarquia. “O aplicativo vai nos permitir, a partir dessa atualização, melhorar o nosso tipo de controle, nós melhorarmos o nosso processo de estatística, e consequentemente, as nossas políticas públicas de saneamento, porque terei um dado real”, pondera.

O SAEEC comunica que a elaboração do aplicativo já foi licitada e o trabalho está em andamento.

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