31/10/2017

Sinfônica de Campinas fará apresentação em Engenheiro Coelho nesta terça

Evento celebrará os 500 anos da Reforma Protestante; a entrada é franca

Da redação

O dia 31 de outubro de 1517 entrou para a história do protestantismo mundial quando, na porta da Igreja de Wittenberg (Alemanha), Martinho Lutero publicou e bradou 95 teses que justificavam suas crenças e questionavam os valores disseminados pela igreja da época. O ato, que é conhecido mundialmente, será lembrado, nesta terça-feira (31) através de um concerto especial produzido pela Orquestra Sinfônica de Campinas e o Coral da Faculdade de Música do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho.

O concerto especial da Orquestra Sinfônica de Campinas apresenta o oratório “Elias” (Elijah, op. 70) de autoria de Felix Mendelssohn (1809-1847), sob a regência do maestro Victor Hugo Toro e participação do Coral da Faculdade de Música do Unasp. O espetáculo ainda conta com a participação dos solistas Carlos Eduardo Marcos (baixo), Lidia Schäffer (mezzo soprano), Miguel Geraldi (tenor) e Elaine de Morais (soprano).

A apresentação do Coral do Unasp foi traduzida para o português e terá a regência do maestro Jetro Meira de Oliveira, que também leciona no Unasp-EC. “O oratório Elias é uma das obras mais ricas e belas de Felix Mendelssohn. Foi feito um trabalho para deixar esse conteúdo acessível para todos os apreciadores da boa música”, afirma o maestro. Jetro de Oliveira é doutor em artes musicais, regência e literatura musical pela Universidade de Illinois dos Estados Unidos e coordena o coral da faculdade desde sua fundação.

Ao todo, foram programadas três apresentações gratuitas do especial. As duas primeiras aconteceram na Igreja do Colégio Liceu Salesiano em Campinas (SP), uma no dia 27 (sexta-feira) às 20h e outra no domingo (29), às 16h. A terceira apresentação acontece no Unasp em Engenheiro Coelho, na terça-feira (31), às 20h.

Em Engenheiro Coelho, o concerto acontece na mesma data do protesto de Martinho Lutero na Alemanha. A apresentação será na igreja da Universidade, que tem capacidade para 3 mil pessoas. A obra será interpretada em português.

O Concerto

A obra “Elijah” ou “Elias”  é dividida em duas partes e composta por 43 movimentos, com solistas, coro e orquestra. A estreia aconteceu em 1846, no Festival de Música de Birmingham, na Sala de Concerto Municipal.  Não foi o primeiro oratório composto por Mendelssohn – dez anos antes, o autor escreveu o Oratório de São Paulo.

O pesquisador Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira mergulha na história para explicar o oratório: “Elias  vem de encontro à idolatria pagã e teria lutado contra a prática em Israel, no reinado de Acabe e Jezabel. De acordo com o antigo testamento, no livro de Reis, a saga de Elias é contada como o profeta que, após pedir aos céus, pôde enviar fogo aos fiéis incrédulos e crentes do paganismo, simbolizado pela adoração a Baal. A representatividade de Elias é evidenciada não apenas no cristianismo, mas também no islamismo e judaísmo”.

O estudioso destaca, ainda, que Mendelssohn foi de uma família judia convertida ao protestantismo. “Para que tivesse um sobrenome cristão, Bartholdy foi acrescentado ao seu nome após o batismo luterano. Seu avô foi um estudioso dos ensinamentos do Talmude, uma coletânea com os saberes tradicionais hebreus, além de ter se dedicado ao aprendizado de línguas. Chegou a ser um reconhecido filósofo semita e assim notamos que o ensino formal é valorizado em sua família”.

Serviço

Orquestra Sinfônica de Campinas – Programa especial “500 anos da Reforma Protestante”

Regência: Victor Hugo Toro;

Participação: Coro da Universidade Adventista de São Paulo – Unasp (regência de Jetro Meira de Oliveira).

Solistas: Carlos Eduardo Marcos (baixo),  Lidia Schäffer (mezzo soprano), Miguel Geraldi (tenor), Elaine de Morais (soprano).

Local: Igreja da Universidade Adventista de São Paulo – Unasp. (Lagoa Bonita II. Engenheiro Coelho);

Data: 31/10 (terça);

Horário: 20h

Entrada gratuita.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.