04/12/2017

Sinfônica de Engenheiro Coelho apresenta trilhas inesquecíveis da TV e cinema

Apresentação da Orquestra Sinfônica do Unasp fez homenagem a John Williams e Jerry Lewis em um espetáculo de sons e imagens

É difícil imaginar um filme, seriado ou comercial de TV sem uma trilha sonora, tamanho o impacto do som no efeito final da imagem. Para relembrar trilhas sonoras que marcaram produções audiovisuais, a Orquestra Sinfônica do Centro Universitário Adventista de São Paulo apresentou o espetáculo “Som e Imagem – As grandes trilhas sonoras”, no último domingo (3), no auditório central do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho.

O concerto prestou homenagem ao compositor John Williams, que completou 85 anos de vida em 2017, e ao comediante Jerry Lewis, que faleceu em agosto deste ano e foi o protagonista do filme Errado pra Cachorro que usa a criativa peça de Leroy Anderson em uma de suas cenas.

A apresentação teve regência do maestro Jetro Meira de Oliveira, graduado em Música pela universidade americana Andrews University, onde também realizou seus estudos de regência e musicologia. Já seu doutorado foi realizado em artes musicais, regência e literatura musical na University of Illinois.

No programa, foram apresentadas a tradicional trilha da vinheta de abertura dos estúdios Universal, seguida pela música de dois clássicos do gênero bang-bang. A trilha sonora do seriado britânico Downton Abbey também esteve no repertório do concerto.

A série apresentou as rápidas mudanças de pensamento e comportamento no início do Séc. XX. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Unasp, “esta ‘urgência’ é bem representada na música, com seu ritmo incisivo e justaposição de materiais temáticos”. A primeira melodia apresentada na música foi da canção Did I make the most of loving you?, que talvez fique melhor traduzida como “será que aproveitei ao máximo, quando pude te amar?”.

Outro momento do programa foi a execução da trilha sonora do filme O Resgate, composta pelo spalla da Orquestra Sinfônica do Unasp, Samuel Krähenbühl. A música criou a ambiência das várias cenas do filme, contribuindo para seu efeito dramático. O filme traça um paralelo entre uma aventura e acidente em uma montanha gelada com a história da raça humana e seu resgate.

Também foram apresentadas as trilhas dos filmes O Terminal Caçadores da Arca Perdida. Ambos reconhecidos como “clássicos” das trilhas sonoras.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.