05/08/2020

Sistema de Saúde de Engenheiro Coelho participa de projeto piloto

Projeto Piloto de Matriciamento visa criar um fluxo de interação e integração dos serviços para atender da melhor forma possível à população

Da redação

Dentre as vinte e seis cidades que compõe o Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X), Engenheiro Coelho foi escolhido pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) para a realização de um Projeto Piloto de Matriciamento.

O matriciamento tem como objetivo criar um fluxo de interação e integração dos serviços para atender da melhor forma possível à população, e a partir do conhecimento das realidades locais visa a difusão de conhecimentos e o aproveitamento de recursos disponibilizados de forma otimizada e organizada entre estes dois níveis de assistência: a rede municipal de saúde (UBS, ESF) e a rede estadual de especialidades (AMEs).

Para isso, o projeto irá avaliar coletivamente (AME e profissionais do município) protocolos clínicos e de regulação com o intuito de construir ou adequar protocolos que de fato qualifiquem o encaminhamento dos usuários ao AME e o seu seguimento posterior na rede básica.

Após verificar as necessidades dos servidores, pretende propiciar o treinamento e reciclagem de profissionais do município conforme a carência apontada, a fim de qualificar os serviços de recepção, farmacêuticos, higiene e limpeza, centrais de regulação, agendamento, ACS, equipe de enfermagem, motorista, gestão administrativa e capacitação médica.

Uma das integrações acontecerá a partir de instituir canal de comunicação entre AME-Atenção Básica e ofertar suporte assistencial e suporte técnico-pedagógico. Essa ação possibilitará a discussão de casos de maior complexidade e quando possível adotando conduta terapêutica que possibilite o acompanhamento do usuário no próprio território.

Além do mais, apoiar a qualificação da regulação local e regional a fim de aperfeiçoar as vagas ofertadas pelos AMEs e reduzir o absenteísmo é um dos objetivos do projeto também.

Segundo a Coordenadora Darlene Preuss, até o momento foram feitas quatro conferências online e uma visita in loco, que ocorreu no dia 24. De acordo com o cronograma elaborado, em setembro será feito uma avaliação das informações coletadas e a apresentação de propostas para áreas assistenciais críticas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.