16/01/2018

Tarifa de ônibus em Engenheiro Coelho ficará mais cara nesta terça

Novos valores foram divulgados no site da EMTU

Da redação

As tarifas dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC) irão aumentar a partir desta terça-feira (16). Por isso, os moradores de Engenheiro Coelho devem se adequar ao reajuste. A informação é da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) e os novos valores  foram divulgados no final da tarde da sexta-feira (12), no site da EMTU.

O aumento de 12% no combustível foi o que mais pesou na composição do reajuste, que levou em conta também a elevação do custo da mão-de-obra (entre 4% e 4,5%), da manutenção dos veículos (5%), além da inflação acumulada no período e de cláusulas contratuais com as empresas operadoras.

Segundo a EMTU, o índice médio é de 4,42%, inferior ao de 2017, que foi de 6,81%.

No município coelhense, os passageiros pagarão R$ 4,90, ao invés da antiga taxa de R$ 4,75, na linha 608, que liga a cidade a Cosmópolis (SP), passando por Artur Nogueira (SP). Vale destacar que, no ano passado, a tarifa foi reajustada duas vezes.

O reajuste não agradou boa parte dos usuários dos ônibus intermunicipais. Uma exemplo é a aposentada Rosa Fogaça, que vê no aumento do combustível o principal responsável pelo reajuste. “A gasolina fica subindo toda hora, e não tem como eles não subirem a passagem. Igual ao gás, você viu como subiu bastante? Quem gasta bastante, não vence comprar, porque está muito caro”, comenta.

Quem também não aprovou o aumento da tarifa é Cida Barbosa. “Acho injusto o reajuste. O salário não sobe assim, não acompanha a alteração das passagens”, pontua. Outra usuária do transporte público que ficou insatisfeita com o reajuste é Josefina Fernandes. “O salário das pessoas lá sobe, e o nosso não. A gente tem a maior dificuldade de fazer as coisas, mas nosso salário não sobe”, reclama.

Os valores das novas tarifas e seus respectivos itinerários podem ser consultados no site da EMTU.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.