25/10/2024

Temporal avaria pontos de Engenheiro Coelho e causa suspensão de aulas

Cidade sofreu com alagamentos, quedas de árvores e até de muros; escolas da rede municipal prejudicadas pelas chuvas precisaram dispensar estudantes

Reprodução/ASCOM Prefeitura de Engenheiro Coelho

Da redação

O temporal que aconteceu na noite desta quinta-feira (24) deixou pontos de Engenheiro Coelho avariados. Alguns dos efeitos das fortes chuvas, que receberam sinal de alerta da Defesa Civil de São Paulo desde a última quarta-feira, só foram mensurados na manhã seguinte. Equipes da Defesa Civil e do Departamento de Obras e Serviços iniciaram o trabalho de limpeza das ruas.

Reprodução/ASCOM Prefeitura de Engenheiro Coelho

Algumas escolas municipais da cidade tiveram as aulas suspensas nesta sexta-feira. Entre elas, estão as unidades de ensino infantil e fundamental José Forner e Eliza Franco de Oliveira. Pais e responsáveis que já haviam levado os alunos para as escolas precisaram buscá-los. As aulas devem ser retomadas na segunda-feira.

Na EMEIF Eliza Franco de Oliveira, funcionários e professores precisaram se mobilizar para conter a água e a lama trazidas pelas chuvas. A unidade ficou inundada e sofreu com problemas na distribuição de água, o que impossibilitou a realização das aulas.

Na rede municipal, as matrículas de algumas escolas para o ano letivo de 2025 estão abertas, e os funcionários das unidades continuaram trabalhando, apesar da suspensão das aulas, como no caso da escola José Forner.

A reportagem tentou contato com a Secretaria de Educação de Engenheiro Coelho para mais informações, mas não obteve retorno.

O Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) também sofreu com o temporal da noite de quinta-feira. Corredores da faculdade ficaram alagados e os prédios do internato sofreram apagões. As aulas na instituição não foram suspensas.

Corredores do UNASP ficaram alagados perto do horário de início das aulas | Reprodução/redes sociais

Outros pontos da cidade também foram prejudicados, e moradores compartilharam registros das chuvas nas redes sociais.

Reprodução/redes sociais

No bairro Conceição, área rural de Engenheiro Coelho, a fiação de alguns postes foi afetada e uma árvore tombou com a força da tempestade.

Árvore tombada no bairro Conceição | Imagem: cedida

Cerca elétrica tombou com a força do temporal | Imagem: cedida

Além das árvores caídas, também houve a queda do muro de uma empresa e danos no telhado e no forro da sala de arquivos da Unidade de Saúde da Família (USF) 2, que resultaram no alagamento do local. A prefeitura informou que a unidade foi temporariamente fechada e que os pacientes que precisarem de medicamentos serão direcionados para a USF 3.

Reprodução/ASCOM Prefeitura de Engenheiro Coelho

No bairro Pinhalzinho, houve falha na rede elétrica após a queda de árvores sobre a fiação. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETA), localizada no Pinhalzinho, teve a casa de máquinas alagada. Até a publicação da nota da prefeitura, o serviço de energia ainda não havia sido restabelecido, e a Neoenergia Elektro, concessionária que abastece a cidade, não havia fornecido previsão para a normalização da situação do bairro.

Reprodução/ASCOM Prefeitura de Engenheiro Coelho

A prefeitura da cidade publicou uma nota, na manhã desta sexta-feira, falando sobre a mobilização para conter os danos das chuvas. “A tempestade também derrubou algumas árvores, que danificaram a rede elétrica e causaram um apagão em parte da cidade (…). Após algumas horas de trabalho, a concessionária de energia restabeleceu o fornecimento em todas as residências afetadas”, esclareceu a nota.

O estado de São Paulo está sob alerta de temporais desde a última semana. Na última quarta-feira (23), a Defesa Civil do estado publicou uma nota sobre as medidas tomadas pelo órgão ante a previsão de novas chuvas.

“Meteorologistas apontam que entre quinta e sexta-feira os ventos podem ultrapassar os 70 km/h em algumas regiões do estado”, dizia a nota. O órgão preparou um gabinete de crise para atuar nos dois dias.

Segundo previsão do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), o clima chuvoso deve continuar pelos próximos dias. Ainda nesta sexta-feira (25), as temperaturas variam entre 22°C e 31°C, com 90% de chance de chuva ao longo do dia.

A tendência é a mesma para o sábado (26), com 90% de chance de chuva e temperaturas variando entre 22°C e 31°C. No domingo (27), as chances de chuva permanecem elevadas, com 90%, e as temperaturas estarão um pouco mais amenas, variando entre 19°C e 27°C.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.