19/08/2017

Time de Engenheiro Coelho disputa campeonato paulista de Flag

Modalidade é uma variação do futebol americano

Michael Harteman

O futebol americano está ganhando cada vez mais audiência entre os brasileiros. Com o aumento dos canais a cabo nos últimos anos, acompanhar esportes como esse já não é tarefa tão difícil. Segundo a ESPN, emissora que transmite os jogos no Brasil, o crescimento na audiência entre os anos de 2013 e 2016 foi de 800%. A emissora também informa que 754 mil pessoas assistiram o Super Bowl (final da competição) em fevereiro deste ano. Tanto interesse pela modalidade fez com que surgissem vários times espalhados pelo Brasil.

Devido ao enorme sucesso do futebol americano, nasceu uma nova modalidade, o flag. O esporte tem regras muito similares ao primo estadunidense, mas evita o contato físico mais rigoroso, já que para parar o ataque adversário, não é necessário derruba-lo, mais sim retirar uma fita que fica presa na cintura do oponente. Outra diferença é que, enquanto no futebol americano cada equipe conta com 11 jogadores em campo, o flag leva apenas oito atletas ao jogo. A variação nas regras, no entanto, não influencia na maneira de se jogar, tão pouco no modo de armar as estratégias em campo.

As cidades de Engenheiro Coelho e Artur Nogueira (SP) são representadas por uma equipe de flag, o Unasp Roosters. A equipe foi criada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, e agora conta com a parceria da Prefeitura de Artur Nogueira (SP). O apoio começou em fevereiro deste ano e, atualmente, a o Poder Executivo nogueirense paga o transporte para que a equipe dispute os jogos, além de ajudar com alimentação e material esportivo.

Foto: Leandro Becerra

André Takimoto Appolinário é estudante de História e Teologia, e joga na equipe. Ele conta que é um apaixonado por futebol americano. Desde criança acompanha o esporte mais popular da terra do ‘tio Sam’, e já chegou a sonhar em ser um profissional da modalidade. “Pensava em jogar por uma faculdade, assim como eles fazem, sempre gostei demais desse esporte”, explica Appolinário . Conhecer o flag fez com que o universitário pudesse realizar parte do sonho de criança.

O estudante explica que o esporte é cativante por ser bastante tático. “Cada jogador no time deve cumprir fielmente sua função, é um esporte muito tático”. Segundo ele, o objetivo do time ainda é se ambientar em competições. “Nós jogamos contra equipes que disputam competições há vários anos, são bastante experientes, mas sabemos que com o passar dos jogos vamos ficar muito fortes, pois nossa equipe tem qualidade”, pontua. Em um país que tem outro esporte como paixão principal, o Appolinário dá um conselho. “Esqueçam um pouco o futebol, conheça o futebol americano, é muito melhor”, exclama o estudante, aos risos.

André sempre sonhou em jogar futebol americano

O secretário de esportes de Artur Nogueira (SP), Alexandre Chichurra, explica que a intenção é valorizar a modalidade. “O flag é muito bacana, queremos nossas crianças e jovens tendo mais oportunidades no esporte, essa parceria está apenas no começo”, afirma Chichurra.

Já o diretor de Esportes nogueirense, Thiago Turquetti, explica que a intenção da prefeitura é levar o time para treinar e jogar em Artur Nogueira (SP). “Nós queremos montar um projeto de flag para crianças e adolescentes, fazer um trabalho de base dessa modalidade”, revela Turquetti.

O Unasp Roosters está disputando o campeonato paulista de flag e, até o momento, a equipe jogou três jogos, contabilizando uma vitória e duas derrotas. Essa é a primeira vez que o time disputa a competição. Na sequência da competição, o time participará de três jogos pela primeira fase do campeonato paulista.

O próximo jogo será contra o Jundiaí Flag, em Americana (SP), no dia 3 de setembro.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.